Secretário da Fazenda de Herval recebe certificação profissional



Chamado por muitos de “gênio das finanças”, o Secretário da Fazenda e Gestor dos recursos do Regime Próprio de Previdência da prefeitura de Herval, Luís Antonio Saraiva, acaba de dar mais uma prova do seu talento e competência em matéria financeira. Funcionário de carreira da administração municipal e promovido a Secretário em 2012, pelo prefeito Ildo Sallaberry, Luís realizou um feito dificílimo e inédito em se tratando de um servidor do município: obter a Certificação Profissional ANBIMA Série CPA-10, alcançando desempenho de 90% no Exame de Certificação CPA-10, o que corresponde a 45 questões certas.

A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). A CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades financeiras, como aplicação de recursos em fundos de investimento em renda fixa e renda variável, tenham conhecimento do mercado, esta certificação é a exigida para a gerência das instituições bancárias. Para ser considerado aprovado, o profissional deve realizar um exame de certificação no qual são apresentadas questões sobre economia, sistema financeiro, mercado financeiro, mercado de capitais (ações) e fundos de investimentos, apresentando um índice de acerto igual ou superior a 70%.

Atualmente, o Ministério da Previdência Social exige que os municípios comprovem que o responsável pela gestão dos recursos dos seus Regimes Próprios de Previdência (RPPS) tenha sido aprovado em exame de certificação. Essa obrigatoriedade se deve à credibilidade de que a certificação CPA-10 atesta que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro, e estão aptos a utilizarem os mais variados produtos de investimento para investir os recursos oriundos das contribuições previdenciárias.

Segundo Luís Saraiva, “mais do que uma distinção, a obtenção dessa certificação representa o coroamento de um esforço e a valorização da sua trajetória profissional, além de uma motivação a mais para o desempenho de suas atividades em prol do município. Ainda de acordo com o Secretário, o feito também acaba por revelar o acerto da linha administrativa do prefeito Ildo Sallaberry de aliar técnica e política e de promover muitos servidores do quadro da prefeitura para ocupar postos de chefia”, observou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!