A mudança não parou em 2013



Conforme argumentei em outras oportunidades, o ano que está prestes a findar foi extremamente difícil e adverso para a imensa maioria das administrações públicas no estado, no país e no mundo. No entanto, apesar das dificuldades e adversidades, cuja origem principal é a grande crise que assola a economia mundial desde 2008, a administração municipal encerra mais um ano comemorando novas conquistas e avanços. Ou seja, o governo do prefeito Ildo não alcançou tudo que lograva para este período, porém realizou muito do que era previsto e, como já é próprio dessa administração, uma série de coisas que não eram esperadas para agora acabaram por ser feitas ou encaminhadas.

Uma das grandes dificuldades na administração pública é que a população acaba dando ênfase maior ao erro do que o acerto ou então enxergando apenas o que falta fazer, ignorando completamente os feitos da gestão. Outra dificuldade é a tentativa permanente dos políticos oportunistas de posarem de “pai da criança” em atos nos quais colaboram muito pouco ou quase nada, isso quando não fazem mais do que simplesmente atrapalhar. Outro obstáculo num município como Herval é quando o veículo de comunicação de maior alcance abre mão do seu caráter comunitário e informativo, se convertendo em palanque político oposicionista e suposta fonte de renda para fins particulares.

Nesse contexto, não é demais recordar algumas realizações da prefeitura ao longo de 2013, como também anunciar outras que estão previstas ou engatilhadas para o próximo ano. Para começar, menciono a reformulação do convênio com o hospital, algo que além de garantir a ampliação dos repasses a essa instituição, ainda permitiu a descentralização dos atendimentos médicos, solucionando um problema crônico da saúde no município. Sem falar na inauguração do serviço de Raio X que veio possibilitar maior rapidez e segurança nos diagnósticos médicos e menos transtornos aos pacientes. Outra medida não menos importante foi a alteração do plano de carreira do magistério, uma iniciativa criticada ferozmente pelos contrários ao governo antes da sua aprovação e hoje reconhecida pela maioria do magistério como um avanço importante para a categoria em termos salariais.

Também merecem destaque a chegada de mais um micro-ônibus para o transporte escolar e o salto pedagógico nas escolas impulsionado pela Secretaria da Educação. As novas máquinas recebidas do governo federal através do PAC e a recuperação de pontes e vários quilômetros de estradas, um trabalho prejudicado pelas chuvas dos últimos meses. A primeira Feira do Peixe Vivo e a entrega de um veículo do programa Dissemina para alavancar a melhoria genética do nosso gado leiteiro e de corte. A habilitação da prefeitura para realizar os licenciamentos ambientais de impacto local, algo que deverá garantir não apenas mais celeridade nos processos de licenciamentos, como também uma maior adequação dos empreendedores às normas ambientais. A compra do casarão histórico que irá abrigar e ampliar o espaço das Secretarias de Educação e Cultura, a criação de uma praça para recreação infantil no bairro Pilão e a magnífica Semana Municipal da Cultura. O início das obras que preveem a instalação de sistema de abastecimento de água em três assentamentos, com recursos oriundos da Funasa.

Em 2014, a expectativa é do início de novas obras e importantes investimentos, com recursos próprios ou por meio da parceria com os governos federal e estadual. Apenas como exemplo, cito a construção de mais 40 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida; o calçamento de mais ruas para interligar os bairros ao centro da cidade; as obras inéditas de pavimentação asfáltica; o trabalho de georreferenciamento, ponto de partida para o avanço da política de planejamento e desenvolvimento urbano, a atualização do cadastro imobiliário e o incremento na arrecadação do IPTU; a construção de 400 cisternas; a recuperação e melhoria de estradas em todo o nosso território; a aquisição de novas ambulâncias e veículos para a saúde; a inauguração de padaria e cozinha comunitárias; a construção de caminhódromo na entrada da cidade; a revitalização da praça central. Tudo isso e outras “cositas más”.

A mudança não parou em 2013 e deve continuar pelos próximos anos sob o comando do prefeito Ildo Sallaberry. Sem dúvida, muito ainda precisa ser feito, mas numa prefeitura que estava paralisada e completamente esgualepada no início de 2009, cada conquista é importante e merece ser valorizada e aplaudida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!