Municípios da região sul pedem asfaltamento



Uma comitiva de representantes de diversos municípios da região sul do Estado esteve reunida nesta segunda-feira (15/8) com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque (PSB). Na pauta da reunião, realizada no gabinete do Secretário no Centro Administrativo do Estado em Porto Alegre, estava a reivindicação das autoridades destes municípios por investimentos em pavimentação e/ou recuperação de rodovias nesta região do RS, a fim de encurtar distâncias e facilitar o escoamento da produção.
A reunião que atendeu a uma solicitação do deputado federal Dionilso Marcon (PT), contou também com a participação do deputado federal petista Fernando Marroni, do deputado estadual Edegar Pretto (PT) e da deputada líder do governo na AL/RS, Miriam Marroni (PT).
Na ocasião, as lideranças políticas dos municípios apresentaram seus argumentos e propostas a respeito deste pleito e além das boas vindas, receberam do titular da pasta de Infraestrutura e Logística o compromisso de que a Secretaria e o governador Tarso farão o máximo esforço para viabilizar as demandas apresentadas. Evidentemente não do dia pra noite, mas dentro dos critérios técnicos e das possibilidades financeiras do estado. Mas segundo afirmou, “nenhuma obra se torna realidade se não são dados os primeiros passos, por isso o importante é começar os estudos técnicos ou ambientais para viabilizar as obras”. Ele salientou ainda que, inclusive já tramita uma proposta junto à União para a criação de um Programa Federal para realizar pavimentações nos municípios situados na faixa de fronteira no sul gaúcho, além de outras alternativas existentes que estão sendo estudadas pela Secretaria.
Segundo o deputado Marcon, a reunião foi excelente enquanto primeiro passo de uma jornada longa e difícil. A deputada Miriam, por sua vez, enfatizou ao Secretário Beto que os municípios representados na audiência apresentam características diferentes de municípios inseridos no contexto do pólo naval, do pólo calçadista, do pólo metal mecânico ou de outros produtivos do Estado. De acordo com ela, esses municípios representam um Pólo da produção de alimentos e para escoar alimentos é imprescindível dispor de estradas seguras e de qualidade, defendeu.
Além de Herval, estavam representados na reunião os municípios de Pinheiro Machado, Aceguá, Piratini, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Canguçu. A comitiva hervalense foi integrada pelo Procurador-Geral do município, Rodrigo Dutra, que representou o prefeito Ildo Salaberry, pelo Presidente e o Diretor-Geral da Câmara Municipal, além dos vereadores Passoca, Solange Tavares e Jackson Xavier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!