Seminário discute a importância da água e da conservação do “arroio grande”




O plenário da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Herval esteve repleto de autoridades, ambientalistas, representantes da Corsan e Secretaria Estadual do Meio Ambiente para discutir ações de preservação e conservação das águas do “arroio grande”, importante recurso hídrico que abastece com água potável os municípios de Herval e Arroio Grande.

O evento, intitulado “Seminário Ação e Cidadania pelas Águas”, em sua segunda edição, iniciou com apresentação artística do Coral Municipal de Herval, sob responsabilidade da “Casa das Oficinas”.


A mesa oficial do evento contou com a presença do Prefeito Municipal Ildo Sallaberry e do Vice-Prefeito Luiz Alberto Perdomo, do Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Luiz Antonio Veleda, dos vereadores Valmir e Paulo César, além da representante da Corsan, Léia Macedo Costa, e da coordenadora do GEAN, Juliana Pereira Schlee.

Em seu pronunciamento, Ildo Sallaberry parabenizou o Grupo Ecológico pela iniciativa, enfatizando a enorme importância que as águas do “arroio Grande” possuem para os dois municípios, um Bem que preocupa e merece cuidados, principalmente suas nascentes, visto que há 48 dias não chove no Município de Herval, que já se encontra em Estado de Emergência.


Entre as palestras do dia, falou sobre a importância da conservação da água, de seus mananciais e matas ciliares, a representante da Corsan (POA) Karla Cózza. Também participou do círculo de palestras, o biólogo José Milton Schlee Jr. que apresentou suas pesquisas sobre a biodiversidade da região, trabalho denominado de “Florestas Pampeanas”.


Um importante momento foi reservado para o final do evento, uma mesa-redonda foi organizada para discussões sobre medidas que possam ser adotadas para preservação das águas do arroio, inclusive sendo constituído um grupo de estudos que formarão um subcomitê da Bacia do Arroio Grande, unindo os dois municípios em um mesmo interesse – adotar medidas de preservação e conservação das águas do “arroio”.

O “arroio grande” pertence à importante Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, tem suas nascentes nas coxilhas de Herval, percorrendo longa extensão pelo território dos dois municípios até desaguar na Lagoa Mirim, em local denominado de “sangradouro”, na localidade denominada de Ponta Alegre.


Texto e Fotos: Lizandro Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!