Secretaria e Conselho Municipal de Meio Ambiente promovem reunião



Na manhã desta terça-feira, 3, a equipe da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, composta pelo secretário Toninho Veleda, pela bióloga Tamna Cunha e pela fiscal ambiental Jaina Gonçalves Perdomo, reuniu-se com os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Na oportunidade, o secretário Toninho fez um relato sobre as principais ações e desafios da gestão ambiental no âmbito local que, de acordo com suas palavras, seriam a revisão do Plano Municipal de Saneamento; a instituição do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos que se encontra em fase de elaboração e tem a conclusão prevista para o final de setembro; o fortalecimento da estrutura necessária para assegurar a realização dos licenciamentos ambientais de impacto local e o resgate de alguns passivos ambientais do município, cujo acompanhamento gerencial e técnico está em andamento.

Ainda segundo o secretário, um dos grandes entraves para o avanço e consolidação da política ambiental ao nível da prefeitura são as fontes limitadas para garantir o financiamento dos projetos e ações na área ambiental. "O SUS, por exemplo, conta com um volume abundante de recursos, oriundos das três esferas de governo para garantir o seu funcionamento, ampliação e aperfeiçoamento, porém quando o município assume suas responsabilidades no tocante à gestão ambiental, toda e qualquer despesa nessa área acaba sendo custeada exclusivamente pelos cofres da administração municipal", explicou.

O Conselheiro João Nilton Noda Medeiros ressaltou a importância do investimento em projetos ou ações educativas, tendo em vista que a educação ou consciência sobre o meio em que vivemos é um remédio excelente para previnir muitos problemas ou mesmo crimes ambientais. Nesse sentido, ele também salientou a importância de ampliar ou reforçar a educação ambiental, tendo as escolas como ponto de apoio ou partida.

A equipe da Secretaria, então, elogiou a sugestão e lembrou de algumas iniciativas ou parcerias que tem esse objetivo, como, por exemplo, o Seminário Municipal do Meio Ambiente realizado em 2013 e o trabalho fantástico realizado pelo I.E.E. São João Batista em termos de educação ambiental, o que além de despertar uma conciência muito forte nos alunos, acabou levantando vários desafios e demandas para o órgão responsável pela gestão do meio ambiente em nível local. Além disso, a bióloga Tamna informou que no próximo dia 20 de março deverá ser promovido um novo Seminário, numa parceria com o grupo ecológico GEAN, de Arroio Grande, tendo como tema a importância da conservação das águas e com o objetivo de promover algo concreto em alusão ao Dia da Água, comemorado em 22 de março.

Por fim, ficou agendada uma nova reunião para o dia 10, com o objetivo de definir o novo Regimento Interno e escolher a nova direção do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que atualmente encontra-se sem um comando instituído.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!