No creo en las brujas...




A amiga Raquel me manda essa escrita que tomo a liberdade de compartilhar com todos os leitores e leitoras do blog. Uma escrita que me chega como defesa contundente do prefeito Cláudio e também como sopro de esperança na democracia e na prevalência do Estado Democrático de Direito. Como exemplificou a imortal Olga Benário, lutemos sempre pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Afinal, a vitória virá sempre que a causa for justa e a "alma não for pequena"!


No creo en las brujas...


Podemos entender política pública como aquela que tem por fundamental papel o fortalecimento e a expansão da autonomia dos sujeitos na sua cultura popular, com a possibilidade de intermediar, satisfazer e garantir a manutenção e o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, permitindo a capacidade de participação, como medida protetora da inserção social.

É por demais óbvio que a participação social e a libertação do ser humano perturbam em demasia e/ou trazem irreparáveis prejuízos aos sentimentos oposicionistas e opressores arraigados no âmago histórico de um determinado grupo específico de pessoas, que sempre usaram como táticas governamentais procedimentos escusos. É árdua a tarefa quando da compreensão do justo e injusto, já que este objeto justiça, é objetivo por demais.

Neste processo que ultimamente vem monopolizando as atenções da comunidade jaguarense, pensamos em justiça, e queremos, muitas vezes, que as subjetividades reais sejam evidenciadas. Ocorre que, nesta esteira, os mecanismos, as relações de desejo e poder e os interesses são muito mais amplos, presentes e complexos, sendo assim, muitas vezes, usados com estratégia das obscuras forças.

A implementação da política pública, democrática e concenciosamente escolhida pelo povo do município de Jaguarão, nas últimas eleições, no ano de 2008, é um projeto do povo e um desejo de todos(as) de ser realmente efetivada, como via das necessidades sociais.

O povo jaguarense não pode estagnar frente aos julgamentos do poder, sem ponderações (oposição). Ante ao contrário, devemos nos permitir ir além desse impasse que, em alguns momentos, não condiz com a realidade dos fatos. Caso contrário, estaremos fadados e condenados por práticas oposicionistas no uso de aparelhos de sufocamento e aniquilamento de nós, homens e mulheres jaguarenses, contendo, assim, os interesses sociais.

Ainda há grandes desafios e avanços a serem criados e, para isso, penso que necessitemos de igual disposição para fazermos acontecer, de fato, um processo democrático, no qual todos(as) possam ter acesso, se expressar, e onde o caráter e a dignidade do sr. Prefeito Claudio Martins sejam resguardados e assegurados, protagonista ele de um novo olhar de política pública e de defesas de direitos, com os mecanismos do Estado Democrático de Direito.

Portanto, precisamos nos instigar, e romper com o propósito revanchista dos opositores, para que possamos seguir vislumbrando uma perspectiva de política pública como seguridade social e direito de cidadania ao nosso povo, através dos canais institucionais de participação social.



Raquel C. Moreira
Mestre em Políticas Sociais, assessora jurídica, pedagoga, psicopedagoga, mãe, mulher, JAGUARENSE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!