O governo que recuperou o orgulho de ser hervalense




Chegamos ao último ano desta administração municipal com grandes desafios a serem vencidos, mas também com inúmeras conquistas para comemorar e muitos motivos para nos orgulhar. Eu poderia listar uma gama enorme de feitos já realizados ou em fase de execução. No entanto, minha intenção aqui e agora é me reportar a uma das maiores, se não a maior obra do governo em curso, poucas vezes comentada ou mencionada sem a ênfase merecida. Falo do resgate da capacidade realizadora da prefeitura e da autoestima de todos nós.

Lembro-me que no ano de 2006 representei a Câmara Municipal em reunião promovida pelo Tribunal de Contas do Estado em Porto Alegre, com a participação da maioria dos municípios do RS. Para o espanto e a mais completa vergonha minha e das duas colegas que me acompanhavam na ocasião, o nome de Herval apareceu diante de todos, num telão imenso, como exemplo de gestão temerária e de tudo o que não deve ser feito em termos de contabilidade pública. Como hervalense que ama esta terra, me senti a pior pessoa do mundo naquele momento, mesmo não tendo nenhuma responsabilidade sobre aquele quadro patético e de trapalhadas mostrado para o deboche das gentes de todo o Rio Grande.

Outro episódio lamentável foi o fato da nossa prefeitura ter ficado estacionada no Cadin durante praticamente toda a gestão anterior. Episódio que além de demonstrar uma incrível incapacidade de gestão, impediu a chegada ao município de vários milhões em investimentos oriundos do governo do então presidente Lula. Sem falar nos atrasos frequentes ou mesmo dívidas com fornecedores, que levaram a perda total da credibilidade da administração da época, dando-lhe o título de péssimo pagador. O problema é que o passivo deixado para ser honrado ao longo desses quatro anos não é apenas financeiro, mas especialmente social. Ou seja, ações em favor do povo não se fazem com discurso, mas com investimentos concretos. E os investimentos que faltaram ali atrás ainda se refletem no presente do paço municipal e das nossas vidas.

Por sorte, ao invés do queixume, de alimentar vícios históricos e de empurrar os problemas com a barriga, o prefeito Ildo preferiu se consagrar como hábil administrador e respeitável estadista. Assim, desde o primeiro dia de governo vem comandando um trabalho sério e inédito, baseado na recuperação do crédito e da capacidade empreendedora da prefeitura, no combate ao desperdício e no fim dos privilégios e favorecimentos; na modernização do município e na melhoria das condições de vida das pessoas (independente de cor partidária), na valorização de quadros políticos e administrativos desprezados pelo jogo mesquinho do poder, no resgate gradativo da dívida contraída com os servidores e com a sociedade em geral e na criação de uma nova cultura em torno da própria política. Tudo isso somado, recuperou a confiança no governo e o nosso orgulho de ser hervalense.

Sem dúvida, ainda há muito para fazer, mas as realizações também são inúmeras e muitas até impensadas diante do quadro desolador pintado anteriormente, e aqui não se trata de culpar o passado pelo que ainda não foi feito. O fato é que um governo nunca começa do zero. Além disso, um governo deve ser comparado com a realidade administrativa anterior e nunca com um ideal de administração. Aliás, problemas sempre irão existir, seja na vida pública ou nas nossas vidas particulares. A diferença está entre quem esconde os problemas debaixo do tapete ou se esconde deles e quem enfrentá-os para o bem de todos. Pois a postura de enfrentar os problemas com coragem foi a adotada pela gestão atual e, a julgar pelas últimas enquetes da opinião pública, a imensa maioria da população tem aplaudido essa forma de administrar que recuperou o papel protagonista da prefeitura e a autoestima de todos nós.

Comentários

Ariane disse…
Acredito que tens toda razão no que colocastes, espero que isso se propague ao longo de uma próxima gestão, pois Herval não te tanto prestígio em outros lugares à muito tempo!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!