Herval recebe Unidade Odontológica Móvel


Chegou a Herval no início desta semana a Unidade Odontológica Móvel recebida do Ministério da Saúde na sexta-feira, 02, pela secretária de saúde Janise Montanari em solenidade realizada em Tatuí (SP). A van está equipada para oferecer tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal.

O Ministério da Saúde entregou 100 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria. O Rio Grande do Sul recebeu seis unidades, das quais três vieram para a zona sul. De acordo com o prefeito Ildo Sallaberry a UOMs atende a uma reivindicação antiga principalmente dos assentamentos. “Estamos muito felizes porque o governo federal está nos proporcionando dar esta atenção ao homem do campo”, disse.

A UOM conta com um consultório odontológico equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos materiais utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.

Além disso, todas as unidades possuem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia ao consultório. “Com essa ação do Ministério da Saúde, poderemos atender as comunidades da zona rural que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, enfatiza Janise. Para o vereador João Bosco Paiva, esta é uma aquisição muito importante, porque leva os serviços de saúde bucal ao encontro da população do interior do município, que muitas vezes tem dificuldade para se deslocar.
 
(Publicado originalmente no site do Jornal A Fronteira: http://jornalafronteira.blogspot.com/)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!