Herval se destaca pela gestão fiscal com apoio da Solução PRONIM



A Prefeitura de Herval vem se reinventando na questão fiscal nos últimos anos. A mudança partiu de uma reestruturação dos gastos e planejamento de novos investimentos aliado ao controle contábil da Prefeitura. Tudo isso com apoio da solução PRONIM, que ofereceu as ferramentas que os gestores necessitavam para resolver os problemas contábeis da Prefeitura.
As reestruturações vêm de anos atrás, quando o setor de contabilidade passou por uma reformulação e mudança de perspectiva. A partir de planos contábeis de prevenção, a contabilidade da Prefeitura de Herval passou a detectar as crises financeiras possíveis e contê-las antes de nascerem. Esta forma de trabalhar rendeu bons resultados para a cidade que hoje dispõe de um orçamento que permite fazer mais obras de infraestrutura mobilidade urbana.
Fabrício Falconi, Contador responsável pela Gestão Fiscal da Prefeitura de Herval, revela que este trabalho só teve sucesso graças às ferramentas que o PRONIM oferece. “Este é um sistema muito completo que oferece ferramentas e informações para pensarmos e desenvolvermos o nosso trabalho”- explica Falconi.
Falconi ressalta ainda a importância do alinhamento das pessoas, sistemas e processos. “O PRONIM é uma ferramenta que exige uma capacitação do servidor. Por isso, alinhamos os nossos profissionais a um sistema que nos supriu de informações e desenvolvemos processos capazes de nos dar os melhores resultados”- afirma Fabrício. Ele relata também que, com a disposição de informações completas e processos ágeis, a solução PRONIM concedeu mais tempo para o governo planejar o orçamento e os investimentos de cada área.
O Prefeito de Herval, Ildo Sallaberry, explica que a Prefeitura trabalha com a metodologia de fluxo de caixa e depende muito de dividendos externos, como boa parte dos municípios pequenos. Por isso, o planejamento deve ser antecipado e ter controle cuidadoso dos gastos. Para isso é importante ter uma equipe capacitada e bem suprida de informações.  Como resultado de uma boa Gestão Fiscal, Herval, em 2012, ficou em 6º lugar no ranking nacional do IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros) divulgado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Do site da Governança Brasil Sul, jornalista Victor Carloto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!