E os projetos não param...




Apesar da crise que assola os países ricos, o Brasil segue firme e em frente. Depois de vários anos de estagnação, o RS retoma o caminho do vigor político, do crescimento econômico e da distribuição de renda. O mesmo acontece em Herval que não quer mais ficar parado nem voltar pra trás e agora acompanha passo a passo o crescimento do estado e do país, se credenciando a receber inúmeros recursos e investimentos em todas as áreas. Então, convido o leitor, a leitora a conferir alguns desses investimentos previstos na “terrinha”.
Comecemos pelo PMAT, que é um projeto para renovar os equipamentos de informática e interligar todas as Secretarias e órgãos do governo através da rede de computadores, o qual se encontra em análise na Caixa RS. Ao ser efetivado deverá modernizar a gestão e agilizar a relação da prefeitura com o público. Outro projeto importante que caminha nesta mesma direção é o Infovia Rural, que intenta levar rede de fibra ótica até a sede do município e a partir daí radiar o sinal de internet banda-larga para três comunidades do interior. Trata-se de um projeto do governo do estado financiado pelo governo federal. Nosso município foi selecionado, porém o contingenciamento de recursos em nível federal adiou o início do projeto que agora não tem data prevista para sua execução. Mas o mais importante é que estamos no páreo, apenas aguardando “o sinal para a largada”.
Chegando na área da agropecuária, as boas novas são a inclusão de Herval no projeto de distribuição de calcário, no valor de R$ 60 mil oriundos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS. Nesta mesma direção, também fomos contemplados com o recurso de R$ 138 mil a serem aplicados em insumos para a bacia leiteira, cuja ação deve ser realizada diretamente pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS. Neste sentido, ainda está prevista a construção de mais açudes em parceria com o governo de todos os gaúchos, sendo que nosso município já mereceu elogio e reconhecimento público do governador pelo destaque nesta iniciativa, durante ato transcorrido na cidade de Bagé.
Como medida estrutural para o enfrentamento da estiagem, temos a inclusão dos hervalenses num projeto da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social que inicialmente prevê a construção de 500 cisternas, além dos investimentos já anunciados em redes de água numa iniciativa do governo federal via Funasa e Ministério da Integração Nacional. No caso das cisternas, as mesmas deverão ser implantadas na nossa região como projeto piloto e deverá contar com a participação dos beneficiários na sua execução. Este é um projeto já existente no semiárido nordestino e a intenção é implantá-lo no sul do Rio Grande do Sul como alternativa para o armazenamento de água nas propriedades. É importante destacar ainda a expectativa de recebermos mais uma retroescavadeira nova no início do próximo ano, fruto do anúncio feito na semana passada pela Presidenta Dilma durante a XV Marcha dos Prefeitos a Brasília de que todos os municípios com até 50 mil habitantes que manifestarem interesse deverão receber esta máquina a partir de dezembro próximo.
Haveria outros projetos e iniciativas para mencionar, mas como o espaço é limitado encerro por aqui. Além disso, seria importante destacar outros projetos, porém a informação sobre os mesmos já é conhecida do público, uma vez que foram divulgadas anteriormente por mim e/ou pela brilhante cobertura jornalística de O Herval. Para finalizar, lembro como sempre que ter ou estar credenciado num projeto ainda não é a garantia de que ele será executado. O caminho é longo e as pernas às vezes são curtas. O desejo de avançar cada vez mais na construção de um Herval melhor e mais justo esse sim é certo e nunca tem fim.



Comentários

anderson disse…
É Toninho... Herval está de Parabéns, parte dessas conquistas Herval te deve, pelo excelente trabalho que estás realizando junto a secretaria de Planejamento. O partido ganhou, cresceu e com isso creio que
o Município avança rumo ao desenvolvimento. Fato importante é que gostaria de salientar é que neste ano também tivemos a importante conquista do Ensino Médio no Basílio, nessa luta o papel do Vereador Gordo foi de muita importância. Hoje Herval tem duas escolas de Ens. Médio, sendo que já foi alterado nome de nossa escola e começamos ano seguinte com Ens. Médio. Anderson Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!