Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Tarde de quinta-feira também foi de bastante trabalho na capital



A agenda dos dirigentes da administração municipal em Porto Alegre teve continuidade na tarde de quinta-feira (21), através da reunião com o Superintendente do Incra no RS, André Bessow.

O encontro teve como finalidade pleitear a doação de veículos usados, no intuito de oferecer melhores condições de trabalho para as pastas de Obras e Agropecuária, que atuam na ponta na relação com os assentamentos e, atualmente, encontram dificuldades nos deslocamentos pelo interior do município, em razão do número reduzido de veículos disponíveis. Também foi reiterado o pedido de doação de óleo diesel para auxiliar o trabalho do município no apoio aos assentamentos, pedido que de acordo com o Superintendente, deve ser encaminhado diretamente à Brasília como parte da agenda que a comitiva do CIDEJA (consórcio de municípios do qual Herval faz parte) deverá cumprir na capital federal no próximo mês de março.

O compromisso seguinte foi na representação no estado do Ministério da Agricultura e teve como objetivo buscar informações sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Segundo Kleiton Rosa de Oliveira, esse Programa do governo federal deverá ter continuidade, tendo um orçamento de cerca de R$ 800 milhões para a compra de novas áreas de terra, por meio dessa política pública. Contudo, devido às indefinições próprias de todo início de governo, todos os processos se encontram em compasso de espera, tendo em vista a existência de pendências administrativas e operacionais, em termos de contratação de assistência técnica e na relação com as instituições bancárias envolvidas. A expectativa é que o Programa volte a operar normalmente em meados desse ano.

O último compromisso do dia foi na Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios. A visita teve como objetivo saudar o governo do estado pela criação dessa pasta, assim como estreitar as relações no intuito de fazer desse um canal para o pleito e encaminhamento de projetos com vistas a propiciar novos investimentos no município. Na ocasião, o secretário de planejamento, Toninho Veleda, indicou a importância da gestão estadual levar ao governo federal a sugestão de adequação dos dispositivos da Portaria Interministerial nº 507/2011 que impedem a realização, com mão-de-obra própria, de obras de infraestrutura bancadas com recursos federais, medida que acaba por encarecer bastante o custo dessas obras, especialmente nos municípios de pequeno porte e difícil acesso, como é o caso de Herval.

Nenhum comentário:

Momento poético

A FALTA QUE AMA Entre areia, sol e grama o que se esquiva se dá, enquanto a falta que ama procura alguém que não ...