Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Equipe do planejamento visita ETEs em Rio Grande


O responsável pelo comando da pasta do planejamento e meio ambiente, Toninho Veleda, acompanhou na data de ontem (12) a equipe técnica da Secretaria em visita a estações de tratamento de esgoto – ETEs em operação na cidade de Rio Grande, sob a responsabilidade da Corsan.

A visita teve como objetivo buscar orientações e subsídios, técnicos e em termos de custos, de modo a contribuir na meta da administração municipal, capitaneada pelo prefeito Rubem, de instalar a curto prazo e, provavelmente, na forma de projeto piloto, um sistema que possibilite a coleta e tratamento do esgoto gerado em pelo menos parte da área urbana da nossa cidade.

Na ocasião, foram visitadas três ETEs, uma que atende o centro de Rio Grande, outra o bairro Navegantes e uma terceira localizada no Cassino. Também foram visitados um sistema administrado pela Corsan que atende um condomínio residencial, além de outro sistema particular instalado noutro condomínio da “noiva do mar”.

Segundo Toninho Veleda, a visita foi muito proveitosa. Ela confirmou a dificuldade de se colocar em operação um sistema de tratamento de esgoto, devido ao custo elevado de implantação e manutenção dessa estrutura, porém essa barreira não abala o ânimo da administração municipal de buscar saídas que possibilitem o investimento num sistema simplificado, que cumpra satisfatoriamente e de acordo com as normas técnicas a função de tratar o esgoto a um custo acessível. O secretário ainda ressaltou a importância da iniciativa pretendida, que representa um grande salto em termos de saúde preventiva e cuidado com o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Música para os meus ouvidos

Viva Cazuza! Viva as canções que tocam as feridas e mostram que a vida é muito mais migalhas, máscaras ou arremedos de vida!