Prefeito em exercício cobra do Estado finalização do projeto que prevê construção de escola



Na tarde de quarta-feira, 19, o prefeito em exercício, Bebeto Perdomo, e o secretário de Planejamento, Toninho Veleda, cumpriram agenda de trabalho na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do RS - SOP, a fim de tratar da construção de escola de Ensino Médio no assentamento São Virgílio.

A agenda foi encaminhada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT) que, junto com seu assessor Marcelo Albuquerque, participou do encontro.

Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo secretário Gerson Burmann (PDT) e por representantes da equipe técnica da pasta, os quais informaram que os recursos para a obra são oriundos do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que a contrapartida do Estado é a elaboração do projeto.

De acordo com Burmann e os técnicos da SOP, o projeto arquitetônico se encontra em fase de elaboração e a previsão é de que a obra deva ser iniciada no primeiro trimestre de 2016, sendo que a ideia é que a mesma seja finalizada ainda nesse mesmo ano.

Conforme Zé Nunes, "a obra é muito aguardada e estratégica para ampliar o acesso e fortalecer a educação na zona rural no município. Ainda de acordo com ele, esta é uma forma de garantir o acesso à educação de crianças e adolescentes nos assentamentos da reforma agrária do Estado, uma vez que além de Herval, outros cinco municípios deverão ser contemplados com a iniciativa".
 
Segundo Bebeto, "uma comissão formada por lideranças do assentamento São Virgílio decidiu que a escola seria construída pela administração estadual, e não pelo munícipio. Uma opção legítima, mas que provavelmente contribuiu para aumentar o tempo de espera pela obra, uma vez que a burocracia e as demandas a nível de estado são muito maiores que numa prefeitura. No entanto, para nós o mais importante é que a escola saia do papel o mais breve possível e contribua para qualificar ainda mais a educação em nível local, tendo em vista que nos últimos anos Herval saltou da última para as primeiras posições em termos educacionais na zona sul do RS, fruto de muito trabalho e do nosso compromisso com a educação", relatou.
 
Serão construídas seis escolas dentro do mesmo projeto, nos seguintes assentamentos:


Assentamento Conquista da Luta – Itacurubi

Assentamentos Itaguaçu e Madre Tereza – São Gabriel

Assentamento São Virgílio – Herval

Assentamento Rubira – Piratini

Assentamento Nova Santa Rita II – Nova Santa Rita

Assentamento Três Pinheiros – Sananduva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!