segunda-feira, 25 de maio de 2015

SDR recebe municípios para tratar do Água Para Todos



Atendendo pedido do deputado federal Dionilso Marcon (PT), prefeitos, vice-prefeitos, secretários e lideranças de cerca de 40 municípios gaúchos foram recebidos na última segunda-feira, 18, pelo Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, em Porto Alegre, para tratar da continuidade do Programa Água Para Todos.

O programa atenderá 117 comunidades, entre assentamentos, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores gaúchos. O governo federal investiu 38 milhões no programa Água Para Todos, desse total, mais de 14 milhões já foram pagos, faltando o restante do repasse.

De acordo com o deputado Marcon, mais de 10 municípios da região Sul já decretaram situação de emergência devido às secas que assolam a região nos últimos meses, e por isso a importância da continuidade do projeto. “Nosso meio rural está sofrendo com falta de água, que é primordial no meio rural. Sem água as pessoas não conseguem sobreviver no campo,” afirmou o parlamentar.

Ainda segundo Marcon, os municípios gaúchos precisam de políticas públicas que venham de encontro às suas necessidades, pois os agricultores não têm recursos para construir poços artesianos.

Em Herval, o programa contempla os assentamentos Nova Herval, Santa Rita de Cássia (XV de Outubro) e Bamburral. De acordo com informações repassadas durante a reunião com o secretário Minetto, o município está entre aqueles no qual o investimento se encontra mais adiantado, uma vez que as obras já tiveram início nos assentamentos Nova Herval e XV de Outubro, sendo que neste último o andamento das obras atrasou, pois a empresa contratada pelo estado utilizou parte dos materiais que não constam nas especificações técnicas do projeto, o que obrigou a SDR a exigir a substituição desse material.

No assentamento Bamburral, as obras de instalação de redes de abastecimento de água não tiveram início, pois o poço artesiano perfurado deu improdutivo, ou seja, não produziu água. Situação que exige um novo trabalho de perfuração, o que precisa ser precedido da respectiva orientação e supervisão de um geólogo e dos trâmites burocráticos para tal finalidade.

Na oportunidade, o vice-prefeito Luiz Alberto Perdomo (Bebeto), além de cobrar a continuidade da execução desse importante projeto, reiterou o pedido já encaminhado no início desse ano, o qual pede que a SDR faça a boa gestão desse investimento e adote as medidas necessárias para qualificar os sistemas já existentes nos assentamentos, providenciando a instalação das redes de energia elétrica junto aos poços artesianos, a construção de rede de água entre o poço e o chafariz no assentamento Nova Herval, além da substituição das caixas d’água anteriormente instaladas nos assentamentos XV de Outrubro e Nova Herval.


Audiência no Ministério da Integração Nacional


Em função da reunião realizada em Porto Alegre e atendendo a solicitação das lideranças e autoridades dos municípios que estiveram na capital no início da semana, nesta quarta-feira, 20, o parlamentar reuniu-se com o secretário de Segurança Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, para tratar da liberação do restante do valor previsto no convênio.

Na ocasião, Garcia garantiu a continuidade do programa, que, segundo ele, também dependerá de informações técnicas que devem ser enviadas pelo governo do Estado.


Texto: assessoria de imprensa do deputado marcon com complementos de Toninho Veleda
Publicação original no site: http://www.deputadomarcon.com.br/noticias/9-noticias/183-sdr-agua-para-todos

Nenhum comentário:

Para pensar

Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havi...