Nutrição e qualidade do leite são debatidas em seminário



O CTG Minuano de Herval, nesta quinta-feira (07), foi sede do quarto Seminário da Bacia Leiteira, evento promovido pela administração municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento, em parceria com a Emater e Farsul.
Em seu pronunciamento, o prefeito Ildo Sallaberry ressaltou: “Sabemos que o leite é a grande saída para os produtores de Herval e é através dos seminários que poderemos estudar maneiras de amenizar os problemas enfrentados na produção”.
Já o secretário Fernando Silveira, organizador do evento, disse que a realização do Seminário do Leite é para os produtores aproveitarem a data e ainda utilizar as técnicas ensinadas ainda neste inverno.
Nas palestras, ministradas pelos médicos veterinários da Emater, Mara Helena Saalfeld e Hector Diaz, foi debatida a qualidade do leite, abordando fatores que afetam na produção e a associação da alimentação das vacas à base de pasto, para ter um produto com qualidade. “Temos que obter o leite de forma higiênica, com qualidade, muitas vezes não importando a quantidade”, falou Maria Helena, que é mestre em reprodução animal e doutora em biotecnologia. O palestrante chamou a atenção dos participantes para a produção de leite a partir de vacas alimentadas a base de pasto, com uma nutrição voltada para reprodução, independente da raça dos animais.
Após as palestras e almoço, as atividades prosseguiram em tarde de campo, na propriedade de Nésio Assis Vitória, localizada nos Cerros de Herval.
Texto e fotos: jornalista Nívea Bilhalva de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!