Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nutrição e qualidade do leite são debatidas em seminário



O CTG Minuano de Herval, nesta quinta-feira (07), foi sede do quarto Seminário da Bacia Leiteira, evento promovido pela administração municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento, em parceria com a Emater e Farsul.
Em seu pronunciamento, o prefeito Ildo Sallaberry ressaltou: “Sabemos que o leite é a grande saída para os produtores de Herval e é através dos seminários que poderemos estudar maneiras de amenizar os problemas enfrentados na produção”.
Já o secretário Fernando Silveira, organizador do evento, disse que a realização do Seminário do Leite é para os produtores aproveitarem a data e ainda utilizar as técnicas ensinadas ainda neste inverno.
Nas palestras, ministradas pelos médicos veterinários da Emater, Mara Helena Saalfeld e Hector Diaz, foi debatida a qualidade do leite, abordando fatores que afetam na produção e a associação da alimentação das vacas à base de pasto, para ter um produto com qualidade. “Temos que obter o leite de forma higiênica, com qualidade, muitas vezes não importando a quantidade”, falou Maria Helena, que é mestre em reprodução animal e doutora em biotecnologia. O palestrante chamou a atenção dos participantes para a produção de leite a partir de vacas alimentadas a base de pasto, com uma nutrição voltada para reprodução, independente da raça dos animais.
Após as palestras e almoço, as atividades prosseguiram em tarde de campo, na propriedade de Nésio Assis Vitória, localizada nos Cerros de Herval.
Texto e fotos: jornalista Nívea Bilhalva de Oliveira

Nenhum comentário:

Música para os meus ouvidos

Viva Cazuza! Viva as canções que tocam as feridas e mostram que a vida é muito mais migalhas, máscaras ou arremedos de vida!