Representantes da prefeitura participam de encontro na escola Corintho


 
Atendendo convite da direção da escola estadual Corintho Ávila Escobar, situada na Vila Basílio, na última quarta-feira, 13, o secretário de planejamento e meio ambiente, Toninho Veleda, participou de encontro com alunos e professores de três turmas da referida instituição de ensino.

Segundo Jorge Mattos, professor de uma das turmas, como o currículo escolar determina que os alunos precisam conhecer melhor o entorno da escola e também a realidade social, econômica, política e administrativa em termos locais e global, cada turma de alunos vem desenvolvendo uma pesquisa que envolve a busca de dados e informações sobre a localidade do Basílio, sobre o Brasil e sobre questões e projetos relativos a administração pública de Herval e Piratini, município que também mantém alunos nessa escola. 


Após escutar um breve relato dos alunos acerca de cada tema pesquisado, o secretário Toninho falou sobre as relações federativas entre União, Estados e Municípios e os canais, procedimentos administrativos e obrigações legais e fiscais que as administrações municipais precisam cumprir para se habilitar a captar investimentos, na forma de transferências voluntárias, junto aos governos federal e estadual.

Ele também argumentou que diferentemente do passado, no qual nosso município perdeu milhões em investimentos federais, desde o início do governo do prefeito Ildo Sallaberry, Herval não apresenta nenhuma pendência que impeça a prefeitura de acessar projetos ou receber recursos de convênios ou contratos de repasses oriundos da União ou do governo estadual. Em seguida, o secretário apresentou a relação dos investimentos realizados no município a partir de 2009, com origem em repasses de verbas federais e estaduais, que já somam mais de R$ 7 milhões, contando apenas os investimentos concluídos e sem considerar as contrapartidas financeiras, as obras previstas ou em andamento.

Na sequência, os professores e alunos apresentaram questionamentos que foram além do tema proposto e acabaram abrangendo dúvidas ou esclarecimentos de assuntos relacionados a demandas da escola e da Vila Basílio.
Na ocasião, o secretário Toninho estava acompanhado da coordenadora de projetos da prefeitura, Cristiane D’ Ávila e do assessor para políticas de cidadania cultural e artística, Chico dos Santos, que também apresentou suas considerações e respondeu perguntas sobre as ações da administração nas áreas da cultura, arte, turismo, esporte e lazer.
Por fim, os representantes da administração municipal elogiaram a iniciativa, agradeceram a oportunidade do encontro e avaliaram a reunião como proveitosa, no sentido de escutar os anseios e colaborar na ampliação do conhecimento desses estudantes sobre questões relacionadas à esfera pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!