Prefeitura de Herval comemora início de investimento em abastecimento de água


Um dos projetos prioritários da prefeitura de Herval tem o início da sua execução prevista para a próxima segunda-feira, 11. O projeto é fruto da parceria das administrações municipal e federal, e prevê a instalação de Sistema de Abastecimento de Água nos assentamentos São Virgílio, Cerro Azul e Santa Rita III.

Na última sexta-feira, 08, a administração municipal realizou ato, na sede do assentamento São Virgílio – um dos três assentamentos da reforma agrária contemplados com o investimento –, para promover a assinatura simbólica do contrato de execução das obras e esclarecer às comunidades beneficiárias sobre detalhes do projeto.

O ato contou com a presença do prefeito Ildo Sallaberry, do vice-prefeito Bebeto, de Secretários municipais, de representantes da empresa JR Pereira, responsável pela execução das obras, da engenheira da prefeitura Rosi Mary Lund, designada para fiscalizar a execução do empreendimento, e de vereadores de todas as bancadas com assento no Legislativo Municipal.

De acordo o vice-prefeito Bebeto o projeto, que estabelece um investimento de cerca de R$ 2 milhões, é fruto da parceria entre a administração municipal e o governo federal, sendo que o projeto executivo foi elaborado através do Incra e os recursos são oriundos do PAC, por meio da Funasa. Ele também destacou a participação do governo do estado, que realizou a perfuração dos poços artesianos previstos no projeto, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Bebeto ainda salientou o trabalho coletivo, no âmbito do governo municipal, para garantir esse importante investimento.

O vereador Valmir Miliorança, mais conhecido por Cachaço, que é morador do assentamento São Virgílio, falou representando a Presidência do Poder Legislativo. Muito emocionado, Cachaço argumentou que esse era um dia histórico para o município, tendo em vista a importância e o alcance social e econômico desse projeto que deverá começar a sair do papel nos próximos dias. Cachaço ainda explicou que o atraso no início das obras, esperado para o final de 2012, se deu pela necessidade de realizar adequações técnicas no projeto executivo, algo que integrou diversas áreas da prefeitura e contou com o apoio técnico do Incra.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ildo Sallaberry também não conseguiu segurar a emoção. “Sei, por experiência própria, o quanto é difícil conviver com a falta d’água ou com a distância para ter acesso a esse líquido tão precioso. As coisas na administração pública nem sempre andam no ritmo que a gente espera e menos ainda da urgência da população, por isso agradeço a todos vocês a confiança e a paciência de saber esperar pelo dia de hoje, no qual chegamos para anunciar concretamente que esse projeto tão importante vai sair do papel e começar a virar realidade”, disse com a voz embargada.

Sallaberry lembrou também o drama vivido durante a estiagem de 2011/2012, quando a prefeitura precisou, pela primeira vez na história de Herval, montar uma estrutura para levar água a muitas famílias residentes no interior do município que ficaram sem acesso à água potável. “Esse projeto deve garantir água nas residências ou muito próximo delas, o que vai assegurar não apenas a melhoria da qualidade de vida e dos indicadores de saúde das comunidades beneficiadas, mas melhores condições para enfrentar os períodos de estiagem. E não vai parar por aí, já que outros três assentamentos contam com recursos assegurados, provenientes do Ministério da Integração Nacional, para atender mais famílias com acesso à água de qualidade”, comemorou.

Conforme anunciou Jeferson Rodrigues Pereira, proprietário da empresa contratada para executar o empreendimento, as obras devem começar segunda-feira, 11, pelo assentamento São Virgílio e a previsão é de que elas sejam concluídas, nesse assentamento, no prazo de 45 dias, contemplando a realização das duas etapas previstas no projeto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!