A semente está sendo plantada



A prefeitura de Herval realiza entre os dias 18 e 24 de novembro, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, a 1.ª Semana Municipal de Cultura. Um evento inédito, gratuito ao público e magnífico que, nesta primeira edição, tem o objetivo singelo de plantar uma semente para a colheita futura de bons e variados frutos em matéria de arte e cultura. O poder público municipal, mais uma vez faz sua parte e fortalece as políticas públicas de cultura, uma área pouco valorizada pela maioria das administrações municipais e que aqui na "terrinha" andava um tanto adormecida, algo que não é de hoje. Mas não basta o governo agir, a população precisa prestigiar e ajudar a fazer cada vez mais e melhores atividades culturais.

Há alguns meses um grupo de jovens estudantes das escolas São João Batista e Pe. Libório Poersch foi ao gabinete do prefeito Ildo pedir mais iniciativas em termos culturais. Depois desse primeiro e importante passo, o prefeito determinou a formação de um grupo de trabalho, composto por representantes das escolas que despertaram esse debate e diferentes setores da administração, a fim de discutir o tema mais profundamente, planejar e estabelecer ações concretas para ampliar a participação da cultura no cenário administrativo do município.

Pouco depois desse episódio, o prefeito ainda tratou de reforçar o time da Secretaria de Cultura, nomeando como Secretário Adjunto da pasta o incansável e grande batalhador da cultura, o amigo Chico Gonçalves. E como uma coisa puxa a outra, logo em seguida veio à compra do casarão onde hoje está instalado o jornal O Herval e que no futuro próximo deverá servir não apenas à gestão, mas também como cenário e espaço principal para muitos atrativos culturais a serem desenvolvidos no âmbito local.

Os atos que acabo de narrar foram o ponto de partida para dar forma e conteúdo à Semana de Cultura. Ela visa montar um palco para o desfile de diferentes e qualificadas manifestações artístico-culturais. Mas o objetivo é maior do que simplesmente ver e aplaudir os artistas reconhecidos no mundo artístico, que merecem todo o nosso carinho e aplauso. O intuito é oferecer às nossas crianças e jovens o contato com a arte e, quiçá, abrir uma porta para o desenvolvimento de talentos artísticos nascidos ou criados na terra hervalense.

Por isso, as tantas oficinas nas escolas ao longo dessa semana. Por isso, o nome Herval Entrelaçando Culturas; no sentido de nos unir com a cultura de outros povos e promover o encontro do artista que já chegou ao palco com os pequenos talentos ou amantes da arte que ainda não desabrocharam e que, muitas vezes, só precisam dessa fagulha para iluminar o mundo com música, dança, canto, pintura, leitura, prosa, romance, pensamento, poesia...

Aliás, Herval Entrelaçando Culturas foi à sugestão que eu dei para nomear um projeto que vai servir como uma espécie de guarda-chuva e que deverá abrigar uma parte da programação cultural da Secretaria de Cultura a ser realizada de janeiro a dezembro de cada ano. Ou seja, a Semana da Cultura faz parte desse grande projeto e outras atividades deverão ocorrer ao longo dos próximos anos, dentro do projeto Herval Entrelaçando Culturas.

A Semana de Cultura já iniciou leve e iluminada. Que ela seja um tremendo sucesso e venha para ficar! Que esse contato com manifestações artísticas pouco difundidas entre nós, mostre novos caminhos para avançarmos culturalmente! Que a interação com outras culturas revele toda a riqueza da nossa própria cultura! Que essa semente brote com força e ajude a despertar cada vez mais talentos ou amantes da arte e da cultura! Pois como ensinou o grande José Martí, “nenhum povo é dono do seu destino, se antes não for dono da sua cultura”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!