Governo Federal deve investir R$ 7,3 bi em melhorias nos aeroportos regionais brasileiros


Aeroportos de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar estão entre os terminais que passarão por processos de reestruturação


A segunda reunião da Subcomissão da Aviação Civil Regional debateu no fim da manhã desta quinta-feira a situação dos aeroportos gaúchos. De acordo com o diretor Aeroportuário do Estado, Roberto Carvalho Neto, R$ 7,3 bilhões serão aplicados na ampliação e reforma de 270 aeroportos brasileiros. Os terminais de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar estão entre os escolhidos para passar por processos de reestruturação e melhoria nos serviços.

A reconstrução da rede de aviação regional faz parte do projeto do governo federal de ampliação na oferta de transporte aéreo. Segundo Carvalho Neto, o setor ultrapassou 30 anos sem investimentos planejados na aviação.

Todos os investimentos feitos eram questão de oportunidade. Não havia um plano de expansão aeroportuária como o que existe atualmente no país”, lembra o diretor.

Quatro obras são tratadas com prioridade no Estado: a ampliação e reforma dos terminais de Rio Grande, Passo Fundo e Santo Ângelo e a construção do novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul.

Com estas quatro obras nós encerramos nossa primeira missão, que é oferecer aeroportos de qualidade em quatro importantes regiões do Estado, que servem como polos para a aviação regional”, afirma Carvalho Neto.

O aeroporto de Rio Grande, assim como o terminal de Passo Fundo, deverá contar com uma ampliação no pátio de aeronaves e a reforma na pista, com o reforço do asfalto. O sul do Estado também contará com outras obras, que irão melhorar a qualidade do serviço na região.

Em Pelotas o serviço ofertado melhora a cada dia. Recentemente houve a qualificação de 17 bombeiros da Brigada de Incêndio. Até o início do mês de agosto entra em operação o aparelho de raio-x para inspeção das bagagens. Já em Santa Vitória do Palmar, necessitamos da definição de um local para abrigar o aeroporto”, explica Miriam.

A liberação dos recursos (oriundos do governo federal) para a execução dos projetos regionais será feita pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, através do Banco do Brasil.

Esta articulação com a Secretaria da Aviação Civil para agilizar a liberação dos recursos é uma das principais funções da subcomissão. O governo federal deu um passo enorme anos atrás, com um conjunto de medidas que fez com que viajar de avião deixasse de ser algo para poucos e passasse a ser algo barato, acessível a todos. O próximo passo é avançar na aviação regional, com a ampliação da oferta de voos”, afirma Miriam, que é membro titular da subcomissão.

Nas próximas semanas um grupo de parlamentares deverá ir a Brasília tratar do assunto com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco.


Fonte: Roberto Witter
Assessor de Comunicação da Deputada Miriam Marroni


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!