Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Profissionais da Saúde mobilizados no dia de combate à hipertensão



26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, instituído pela Lei Federal nº 10.439, de 30 de abril de 2002. Para marcar a data, os profissionais das equipes de Saúde da Família visitaram órgãos públicos, como prefeitura e Câmara de Vereadores, além de agências bancárias, para realizar a medição da pressão arterial e oferecer informações sobre os riscos e a importância de prevenir ou manter o controle da hipertensão.
Na ocasião, o prefeito Ildo Sallaberry recebeu a visita e foi avaliado pela enfermeira Bruna e pelos Agentes Comunitários de Saúde, Paulinho e Priscila. Sallabery, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da prevenção como uma das principais formas de enfrentar a hipertensão, uma doença silenciosa e muito perigosa.
De acordo com a enfermeira Bruna, “Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos”.
Ainda de acordo com Bruna, “a hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo”.

Nenhum comentário:

Momento poético

Aceitarás o amor como eu o encaro?… Aceitarás o amor como eu o encaro ?… … Azul bem leve, um nimbo, suavemente Guarda-te a ima...