O desafio de seguir transformando sonhos em realizações



O prefeito Ildo sempre viu com cautela a ideia da busca pela reeleição por acreditar que reeleição tende a acomodar sujeitos ou forças políticas no interior de um governo. Isto é, nesse caso não seria um problema específico de Herval ou de um grupo político, nem da política ou da gestão pública, mas da pessoa humana que está permanentemente exposta ao risco de perder o foco ou tirar o pé do acelerador quando se sente confortável numa situação ou posto que ocupe. No futebol encontramos fartos exemplos disso, com times ou clubes futebolísticos de repente se tornando irreconhecivelmente medíocres e encalhados na fila dos títulos, depois de atingirem o ápice da consagração em termos de vitórias e conquistas. Portanto, não basta talento e boa-vontade, é preciso manter a motivação e as mentes e mãos trabalhando incessantemente para o município seguir avançando.

Vejam bem, não se está aqui cogitando que a administração municipal estivesse sob a ameaça ou eminência de uma paralisia, decorrente do fato da imensa maioria da nossa população ter optado pela reeleição do grupo político no poder. Bem ao contrário, já que o compromisso era e continua sendo de retribuir a confiança manifestada nas urnas com mais e maiores conquistas. Falo aqui do risco da acomodação comum a todas as pessoas e a administração pública, por ser constituída pelos seres humanos, não tem como estar imune ou vacinada contra tal risco. Falo também que ao invés de camuflado, o risco em questão entrou na pauta do comando da administração, justamente para que ele seja não apenas afastado, mas transformado em combustível para irmos mais longe e mais fundo nas mudanças iniciadas na primeira gestão.

Além disso, nosso prefeito é homem de grandes ideias, porém consagrado como exímio realizador. Isso quer dizer que além do seu exemplo pessoal de extrema dedicação ao trabalho e permanente inconformidade (no sentido positivo da palavra), medidas administrativas foram tomadas desde o primeiro dia do segundo governo visando manter a máquina pública em pleno funcionamento, no rumo e ritmo certos. Medidas não só no aspecto político, como também no aspecto técnico e das relações internas da administração. Aqui cabe citar a injeção de sangue novo com a troca do comando de importantes Secretarias, a adoção de novos procedimentos administrativos internos e mesmo na relação com outras esferas de governo, bem como o pretendido reforço da equipe técnica, principalmente para acelerar e qualificar a elaboração de projetos técnicos ou arquitetônicos.

Por certo, as urgências da vida nunca caberão em nenhuma gestão. O importante, no caso de Herval, é que o compromisso de seguir transformando a vida das pessoas para melhor continua vivo, aceso e para além do mero discurso. E logo ali, o que ora escrevo ganhará sentido e forma com ações e investimentos concretos que se aproximam, se bem que a novíssima e bem-sucedida Feira do Peixe, recém realizada, já surge como amostra do cenário de novos avanços que anuncio. Podem estar certos que o comando e todo o time da administração do nosso município se mantém em movimento e recusa a acomodação. Seguimos sonhando, sempre com os pés no chão e com o desafio de transformar o sonho em ato. Ou como diz Sofia Cavedon, magnífica vereadora da capital gaúcha: “Nossos sonhos puxam nossos atos! Somos escolha, movimento e fato!”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!