A autofagia petista em Herval




Autofagia, segundo o dicionário, quer dizer “nutrição à custa da própria carne ou substância”.

Pois o Partido dos Trabalhadores aqui de Herval, há alguns anos, sofre desse mal terrível que parece não ter cura nem solução. Não deveria estar expondo isso publicamente, mas quem fala a verdade não merece castigo.

Alguns ditos petistas parecem sentir um prazer enorme em dar uma forcinha para o insucesso dos próprios companheiros e companheiras. Parecem querer que o partido exista apenas para o deleite de suas ideias e apetites.

E não é só que não ajudem não, o problema é que sentem gosto em atrapalhar, em se colocar contra ou como obstáculo do fortalecimento da sigla em solo hervalense. Não é a primeira vez, há “lejos” vem sendo assim.

Colocam mil e um empecilhos ou condições para marchar no rumo escolhido legítima e democraticamente pela maioria. O estranho é que não colocam condição nenhuma para empunhar outras bandeiras, num gesto que mais do que contraditório, revela toda mesquinhes que carregam. Esquecem-se da lição do mestre Olívio de Oliveira Dutra, ser humano magnífico e petista insuperável, que ensinava: “nunca coloquei condições para defender o modo petista de fazer política, sou um militante a favor da boa luta que o PT representa”.

E não é só palavra dita da boca pra fora. Coerência e solidariedade falam em Olívio mais do que sua voz. Lembro-me que o hoje governador Tarso Genro se lançou candidato quando o galo missioneiro governava o Rio Grande e acabou ganhando da maioria dos petistas o direito de disputar aquela eleição representando o PT.

Depois disso, em meio a pior crise da sua história, na pior hora, numa carreira que se sabia perdida, Olívio Dutra teve a cara e a coragem de ir para a disputa e levou o PT para o segundo turno, com fibra, ousadia, grandeza e o coração enorme que poucos sabem ter.

Depois que a tempestade passou Olívio foi conduzido à Presidência do partido. Nem preciso dizer que seu trabalho acendeu novamente a chama do PT e dos petistas. No comando do partido e com o PT reerguido Olívio, ao invés de pleitear a indicação dos petistas para se submeter novamente às urnas, investiu no trabalho político genial e solidário, feito de cima pra baixo, criando as condições políticas para que Tarso Genro fosse o escolhido internamente no PT, para depois ser eleito governador de todos os gaúchos e gaúchas em 2010.  Esse é Olívio! Isso é ser grande e generoso para além das palavras.

Pois a lição de Olívio tem passado longe daqui. Por aqui, a vitória de alguns do PT tem sido a derrota de outros petistas. Querem o PT apenas para si e a seu modo, o resto que se lixe e vá para o raio que o parta.

Eita cabeça pequena! Eita coração mesquinho!

Que peguem a bandeira que bem queiram, mas não vendam a ilusão de ser petistas porque isso mostra não apenas que não carregam o PT no peito, mas a pequenez que trazem no corpo e na alma.

Alguns certos alguéns falam em coletivo, em trabalho de grupo, mas nunca se afinaram com grupo nenhum, dentro e fora do partido. Vivem no seu mundinho de mesquinharia e ilusão. Tanta mesquinharia e ilusão que só estiveram junto com o PT quando se lançaram candidatos, certa feita abaixo de chantagem, inclusive. Se acham tão iluminados e intocáveis que são incapazes de torcer e fazer força para eleger um companheiro ou companheira que os represente. Gente assim devia viver na lua ou na selva, pois não aprenderam que o caminho se faz caminhando e que “gente é outra alegria diferente das estrelas”. Deveriam aprender que a luta política vai muito além dos limites de um partido e que qualquer diferença não pode ser colocada acima dos interesses maiores de uma instituição e, principalmente, do município.

Outra lição que deveriam aprender é algo que aprendi com o amigo e grande companheiro, eleito pela segunda vez prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins. Disse ele certa feita e eu nunca mais irei esquecer: "uma das coisas mais importantes que aprendi na política e na vida pública é que precisamos respeitar a vez dos outros, sejam eles companheiros ou adversários".

O bom é que a vida sempre ensina. O bom é que o PT é maior e mais forte que qualquer indivíduo. O bom é que a atitude de alguns e algumas de remar contra o rumo escolhido pela maioria dos petistas, além de tirar as máscaras, mostra que está mais que na hora do PT dar uma grande virada em Herval. O maior partido do país, definitivamente, não pode ficar refém de gente que só pensa em si, embora alerdei o discurso do coletivo.

A luta continua! Chega de companheiro devorando companheiro para sentir algum prazer e comemorar alguma vitória! Dias e gentes melhores virão!


Comentários

Anderson disse…
Pois é Toninho, refleti um pouco sobre sua escrita, e crio aqui comigo esperanças de que o atual governo que ajudamos eleger possa abrir novos espaços ao PT, possa aproveitar o potencial de nossas lideranças e que nosso partido não seja apenas base de uma coligação mas possa ser parte integrante do corpo desse governo. Certamente o Ildo terá essa compreensão. Aposto no futuro do PT em Herval embora digam uns q é um partido de meia dúzia e fechado.
Toninho Veleda disse…
Com certeza meu caro.

Novos petistas reforçarão o governo e gente nova e realmente disposta a fortalecer o PT em Herval está a caminho.

A luta continua e, ao contrário de outras siglas tradicionais por aqui, que sofreram uma enorme derrota, o PT sofreu apenas um dano que servirá para oxigenar nossa sigla.

Contamos com tua força e com teu brilho nesta caminhada!

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!