"Se queres ser exaltado, humilha-te"



O caminho apontado e percorrido pelo Mestre Jesus é, e por muito tempo permanecerá vivo e atual, apesar dos falsos profetas que enxergam a trave que está no olho do vizinho, e não o argueiro que está em seu próprio olho.

Ao me deparar com o vídeo que circula na grande rede que ora reproduzo, não senti raiva ou indignação ou vontade de promover nenhum ato de censura. Não, perante a nossa lei o direito de opinião é livre (e isso defenderei até a morte) e perante a lei Divina (a lei verdadeira), a cada um será dado conforme suas obras. O que senti, acima de tudo, foi pena por esses propugnadores da fé fanatizada que não sabem o que fazem.

Este episódio apenas veio reforçar minha crença em Deus e no grande Mestre que, mais do que falar, deu-nos o exemplo de que se “queremos ser exaltados devemos humilharmo-nos, e não alardear feitos que muitas vezes não vão além de palavras. Para andar na luz não é preciso apontar a treva alheia ou de nenhum lugar, antes o contrário. Ou como ensinava o próprio Cristo, "nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21-23).

O verdadeiro Cristão perdoa, ampara, ensina, exemplifica o amor, no lugar de humilhar, espezinhar, julgar perojativamente seu semelhante ou a terra que habita. Neste sentido, é bom fazer uma breve referência ao episódio no qual o amado Mestre expulsa os vendilhões do templo.

O verdadeiro Cristão não é aquele que busca se colocar acima de ninguém, mas aquele que procura vencer a chaga do orgulho e da vaidade dentro de si mesmo.

O verdadeiro Cristão é aquele que procura seguir os passos do Cristo para além do discurso, reconhecendo, como Ele mesmo professou que “não são os que gozam de saúde que precisam de médico” (Mateus, 9: 12) e também que é preciso que amemo-nos uns aos outros como o próprio Mestre nos amou, em vez de testemunhar a sede doentia e anti-Cristã de sermos maiores e melhores que nossos irmãos.


Comentários

Daiane Madruga disse…
Boa Toninho!

Realmente às vezes esquecemos que a tarefa de julgar não cabe à nós, pois como disse Jesus "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra!" Errar é humano, perdoar é divino. O que não quer dizer que não devamos ficar indignados com o que aconteceu, mas o julgamento realmente não cabe a nós que, como cristãos, devemos sempre refletir levando em consideração esta condição antes de qualquer coisa.
luiz leopoldo disse…
Cara não sei se você le os comentarios mas meu eu não acredito em nenhuma religião e depois dessa de agora desse anticristo panaca burro idiota hipocrita que tem o demonio no corpo e sei la não acredito mais mesmo meu fiquei de cara com as autoridades tipo dos secretarios eu vi so o bita por la os senhores vereadores bha nem se fala não estarem lá péssimo e cara respeito sua opinão com relação ao assunto mas como não acredito posso mandar ver foi muito infeliz esse babaca e vc sabe que defendo o nosso herval e muito quando ele chegou e depois fiquei sabendo que ele era de uma religão bom pra mim ja não presta mais vc conhece a musica dos titãs chamada AMOR POR DINHEIRO le a letra e escuta ela meu não acredito em nada que tenha que se pagar pra ter fé eu tenho uma maneira de ver deus em outra frequencia e não é por algum ser humano que vai me dar essa luz desculpe alguma coisa mas de pastor joão e a igreja invisel estamos cheio por isso que deus ta se vingando com temporal de pedras terremotos e outras coisitas mais vai vir muito mais pra esse tipos de panacas sentirem o que é o poder de deus e deixo reiterado aqui respeito quem acredita mas na religião não da pra acreitar em nenhuma delas digo todas e eu me sinto no direito de julgar porque o que ele fez não tem perdão um abraço
Toninho Veleda disse…
Caro Leopoldo, agradeço o comentário e o carinho. Nunca deixe de expor tua opinião neste espaço, ele é aberto.
Respeito tua opinião, mas se atentares a meus escritos não estou defendendo nenhuma religião, mas a necessidade de nos ligarmos com Deus, e para isso o único e verdadeiro caminho é o exemplo ainda vivo de Jesus Cristo. Para estar com Deus não é preciso de intermediários ou atravessadores, esse é princípio básico da religião que pratico. Também não sou sectário ao ponto de achar que as religiões humanas não tenham alguma virtude. O que devemos combater é o fanatismo religioso e a exploração da fé das pessoas para qualquer fim diferente daquele que é o de nos LIGAR a DEUS. Por outro lado, penso que devemos ter que ter muito cuidado ao julgar nossos semelhantes, mesmo que seus atos e palavras sejam repugnantes, como foi o caso das palavras infelizes proferidas pelo pastor Adriano. Lembre-se dos norteamericanos que a pretexto de combater o terrrorismo no mundo, se converteram eles mesmos em terroristas.Cuidado para não confirmamos a pregação desse pastor que nos qualifica como incivilizados. Desmintameos suas palavras não com gritarias ou atitudes mais fanatizadas que as dele. Amemos e exaltemos as virtudes e belezas da nossa terra, mas não façamos dela uma religião a qual é preciso louvar cegamente. Viva Herval e seu povo! Viva a fé que nos leva, ao invés de nos afastar de Deus e do caminho de amor, tolerância e perdão vivido pelo mestre Jesus. Aquele abraço!
anderson disse…
PREZADO TONINHO

Olha... sou evangélico, creio em Deus, mas por ser o Drº Adriano um Pastor acredito que "pisou na bola" foi antiético, desrespeitou o povo Hervalense e a bíblia diz: "Ai por quem vir os escandalos!"; não devemos subir no altar para falar "bobagem", sou Evangelista e temos éticasa ser zeladas, por isso acredito que essa Igreja deva ser penalizada por transmitir isso! O Pastor deveria ter tomado o microfone dele. Anderson Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!