Semana municipal de promoção da saúde bucal




A Câmara Municipal aprovou na noite de ontem (1/6) projeto de lei que “autoriza o Poder Executivo a instituir a semana municipal de promoção da saúde bucal”.
A iniciativa da bancada do Partido dos Trabalhadores objetiva organizar atividades de conscientização da população quanto aos cuidados com a saúde bucal, através de ações educativas, seminários, debates e campanhas a serem definidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Conforme a justificativa do projeto, “a preservação da saúde bucal é uma das principais metas das ações desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde — OMS.
Apesar da redução nas últimas décadas do índice de dentes cariados, perdidos e obturados — CPOD — dos brasileiros, segundo dados da área técnica de saúde bucal do Ministério da Saúde, a situação ainda é preocupante, no tocante as doenças que afetam a cavidade bucal, atingindo uma parcela significativa da sociedade brasileira.
Existem diversas enfermidades que atingem a cavidade oral, como as doenças periodontais, má oclusão, neoplasias (maligna ou benigna), lesões da mucosa, displasias e lesões de natureza infecciosa e inflamatória.
A não identificação desses males, assim como a falta de prevenção e do tratamento em tempo hábil, pode comprometer órgãos vitais e a saúde em geral do corpo humano”, concluiu.
A iniciativa agora será encaminhada ao exame do chefe do Poder Executivo, e depende da sua sanção para entrar em vigor.

Comentários

Anônimo disse…
quais seriam os argumentos dos vereadores que votaram contra?

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!