Ministro lamenta morte de Saramago e diz que escritor tinha relação privilegiada com o Brasil


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lamentou, em nota, a morte do escritor português José Saramago, ocorrida hoje (18). O ministro lembrou que Saramago mantinha relações privilegiadas com o Brasil e que a sua perda foi recebida com muita tristeza. “A sua perda é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa e por sua importância cultural em tantos continentes. O Ministério da Cultura do Brasil se soma aos que lamentam e manifestam a dor pela perda desse grande escritor”, disse Juca Ferreira, que está em Lisboa, onde participa da 7ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro destacou que o escritor português esteve presente em diversos eventos literários no Brasil. Juca Ferreira lembrou que em romances como O Ano da Morte de Ricardo Reis o país faz parte das reflexões de Saramago. No romance, o personagem Ricardo Reis viveu 16 anos exilado no Brasil.

O escritor português José Saramago, de 87 anos, morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos, depois de um longo período com a saúde fragilizada. Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago morreu na Ilha de Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, onde vivia desde os anos 90.

Por Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!