Exemplo democrático de Marcos Klassmann inspira projeto


A Câmara Municipal derrubou ontem o projeto de lei de autoria da bancada petista que “denomina a sede da Câmara Municipal de Herval de “Casa Legislativa Marcos Klassmann”. A matéria foi derrotada por 4 votos a favor e 5 votos contrários.
Conforme argumentou o vereador proponente, “a aprovação da iniciativa não traria nenhuma descaracterização à Câmara. O objetivo do projeto não era mudar o nome do Poder Legislativo – o que seria francamente inconstitucional –, mas sim atribuir um nome à Sede da Câmara, tal qual é nominado Palácio Piratini a sede do Governo Gaúcho, ou Palácio Farroupilha a sede da AL/RS”.
Segundo Claudio, “perdemos de cabeça erguida, democracia é assim mesmo”. “Na verdade, a grande derrotada foi a oportunidade de criar um símbolo muito forte em defesa da causa democrática, através da homenagem a este lutador exemplar e incansável pela democracia e pela liberdade humana que foi o Marcos Klassmann”, completou.
Eleito vereador da capital com extraordinária votação, em 1976, Klassmann foi cassado 15 dias depois de sua posse em fevereiro de 1977, logo após a cassação de outro vereador da oposição, Glenio Peres. Os dois eram do antigo e extinto MDB, partido que aglutinava as oposições políticas na época do bipartidarismo, opondo-se à agremiação situacionista Arena.
Prestou assessoria à prefeitura de Herval, na primeira administração de Marco Aurélio Gonçalves da Silva. Em Sessão Especial do Legislativo Municipal recebeu, juntamente com o Senador Pedro Simon, o título de Cidadão hervalense.
Marcão, como era chamado pelos amigos morreu precocemente, em 2005, quando trabalhava com o deputado federal Henrique Fontana (PT) em Brasília.
Com o pluripartidarismo, Klassmann empenhou-se na organização do PDT, assumindo papel importante na campanha das diretas e no debate teórico interno ao partido.
Também assessorou Dilma Rousseff quando Secretária de Minas, Energia e Comunicações no governo Olívio Dutra (1999/2002) e, neste período, liderou um grupo de trabalhistas que ingressou no PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!