Prefeitura de Herval busca alternativas para fortalecer a cultura, o turismo e o esporte



A cultura, o turismo e o esporte dos hervalenses foram pautados durante reunião realizada quinta-feira, 26, na sede da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - SEDACTEL, em Porto Alegre.

A reunião foi articulada pelo mandato do deputado estadual Zé Nunes (PT), que na oportunidade se fez representar pelo seu chefe de gabinete, Zelmute Marten, e teve como objetivo buscar novos mecanismos e fontes de investimento nessa área em âmbito local.

A equipe da administração municipal, composta pelo prefeito em exercício, Fernando Silveira, e pelos secretários Chico dos Santos (cultura, turismo, esporte e lazer) e Toninho Veleda (planejamento e meio ambiente), foram recebidos pela Chefe de Gabinete da SEDACTEL, juntamente com o Diretor de Cultura da pasta, Leoveral Golzer Soares.

Na ocasião, foram discutidos instrumentos de fomento à cultura, turismo, esporte e desenvolvimento local. Programas estaduais através de benefícios fiscais como Pró-Cultura, Pró-Esporte, FAC e a necessidade de ambientes de governança, co-gestão com a comunidade local, convergência entre a esfera pública e a iniciativa privada foram apresentados e analisados como factíveis para superação das limitações do orçamento público e a ausência de estrutura nestas áreas. A integração regional e a busca de cooperação entre municípios também foi apresentado como alternativa para superar isolamento e aumento de competitividade nas relações federativas. Ao final, foi deliberado que a Prefeitura de Herval vai oficiar a AZONASUL e a SEDACTEL para realização de evento técnico na intenção de melhorar a formação dos quadros da administração e sujeitos envolvidos com esse tema, visando qualificar o acesso aos editais e programas da secretaria estadual para a cultura e o esporte.

Na sequência, os integrantes da comitiva hervalense, ainda participaram de reunião no Gabinete do Deputado Zé Nunes na Assembleia Legislativa do RS, no intuito de buscar informações e orientações para a captação de recursos destinados a eventos locais, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e a Lei Roanet.

O secretário Chico dos Santos, avaliou como muito positiva a agenda em Porto Alegre. Segundo ele, os encontros abriram novas possibilidades para fortalecer e ampliar o trabalho que vem sendo realizado desde que assumiu o comando da pasta, mas também mostrou que se está no caminho certo, pois a saída para avançar nesse setor que recebe uma fatia muito pequena do orçamento público, é firmar parcerias, profissionalizar a gestão, garimpar novas fontes de investimento e trabalhar na lógica da construção de sistemas de cultura, turismo e esporte. Nesse sentido, Chico lembra a recente reestruturação dos Conselhos de Cultura, do Turismo e do Esporte, além da instituição dos Fundos Municipais de Cultura e do Esporte, iniciativas do governo do prefeito Rubem Wilhelnsen que deverão trazer fôlego novo para essas áreas que, além de melhorar a qualidade de vida, indiretamente também contribuem com a saúde, a educação e a integração das pessoas.

Mandado em defesa da cultura e do turismo - O deputado estadual Zé Nunes (PT) tem atuado em questões relacionadas ao tema da cultura e do turismo, apresentando projetos de lei relacionados ao setor e defendido uma visão estratégica para vencer a grave crise que o Rio Grande do Sul enfrenta,  através de políticas públicas e ações voltadas à promoção do desenvolvimento econômico e social a partir do investimento em cultura e turismo, com dinâmica, criatividade e iniciativas concretas para conceber soluções aos grandes desafios do estado.

Texto: Toninho Veleda e Zelmute Marten
Fotos: Millene Botelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!