Herval deverá receber patrulha mecanizada do Estado



A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS – SDR, promoveu quinta-feira (7) em Piratini reunião com o objetivo de definir os termos de cooperação entre estado e os municípios de Herval, Piratini, Arroio Grande e Pedro Osório com vistas a destinação de patrulha mecanizada para realizar o trabalho de recuperação e melhorias de estradas internas e de acesso aos assentamentos nesses municípios.

No total deverão ser investidos R$ 18 milhões do Incra mais um recurso de contrapartida financeira do Estado, sendo que a previsão é utilizar cerca de R$ 3 milhões do total desse investimento para a compra do maquinário que deverá atender os quatro municípios acima mencionados até a conclusão dos trabalhos previstos previamente por cada um deles. A patrulha mecanizada, cuja compra ainda precisa ser licitada, deverá ser formada por caminhões, carretas, caçambas, skipers, rolos compactadores, reboques, tratores, tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, motoniveladoras, entre outras máquinas e equipamentos.

De acordo com o Secretário Adjunto do SDR, Ronaldo Franco de Oliveira, o governo do estado em parceria com o Incra, está promovendo esse grande esforço para recuperar e melhorar as estradas de acesso aos assentamentos, mas as administrações municipais também precisam fazer a sua parte para garantir esse investimento. Nesse sentido, a contrapartida dos municípios deverá ser a contratação dos motoristas e operadores do maquinário, além de uma parte do combustível.


Segundo ficou acertado na reunião, os municípios deverão ser atendidos na forma de horas-máquina, e não por um tempo determinado, de modo a otimizar o uso do maquinário por cada um dos contemplados. Em relação ao material (cascalho) usado na recuperação das estradas, a SDR ainda disponibiliza o geólogo que atua na Secretaria para auxiliar os municípios no trabalho necessário ao pleito de licenciamento das saibreiras que precisa ser encaminhado à FEPAM.

O Vice-prefeito Bebeto (PPL) elogiou a medida que, na verdade, representa a retomada de uma política iniciada na gestão de Olívio Dutra e abandonada pelas administrações seguintes. Ele ainda falou do grande volume de investimentos que os municípios vêm recebendo através da iniciativa dos governos federal e estadual e que, apesar das dificuldades financeiras, as prefeituras precisam fazer um esforço para assegurar e ampliar esses investimentos e melhorar cada vez mais a vida das pessoas e fortalecer a economia local.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!