Notícia inesperada e triste

Rosane de Oliveira: secretária estava radiante

Márcia Santana, morta aos 35 anos, na madrugada desta quarta-feira, tinha forte atuação na defesa de crianças e mulheres


Rosane de Oliveira

Ao acordar e ler as mensagens trocadas pelos colegas da Rádio Gaúcha durante a madrugada, levei um choque: a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, morreu aos 35 anos. Ainda ontem, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ela parecia muito bem. Foi escalada para falar na posse dos novos integrantes do conselho, que tem 30% de mulheres entre seus membros. Estava radiante pela conquista, pelo Estado, do selo pró-equidade de gênero, concedido pela ONU. Trata-se de um reconhecimento de que o Estado tem as políticas públicas adequadas para as questões de gênero e raça.
Ainda na semana passada falei bastante com a secretária Márcia. No Dia Internacional da Mulher, publiquei na Página 10 foto dela com o vice-governador Beto Grill e com o secretário Airton Michels na distribuição de viaturas para as patrulhas Maria da Penha, um dos orgulhos dela como secretária. É difícil acreditar que um ataque cardíaco fulminante a matou durante a madrugada.
Militante dos direitos humanos, Márcia era assistente social e foi uma das principais surpresas na montagem do governo Tarso Genro. Foi indicada pelo grupo da deputada Maria do Rosário, de quem era amiga e companheira de luta pela causa das mulheres. No secretariado, ganhou o respeito e a admiração dos colegas. No ano passado, comemorou a gravidez do primeiro filho, mas perdeu o bebê que deveria nascer por esta época.
Foto batida por mim no início de 2012, mostrando a Ex-Senadora Emília Fernandes, Minha colega Cris e Márcia Santana, mulher especial, alegre e acolhedora.
O corpo de Márcia Santana será velado a partir das 10h, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. O enterro está marcado para as 17h30, no Jardim da Paz.
Segundo informações preliminares, ela estava assistindo ao jogo do Grêmio com o marido, Claudiomiro Ambrózio. Comentou com ele que não queria mais assistir ao jogo e que iria tomar banho. Depois de um tempo, ele estranhou a demora, foi ao banheiro e a encontrou caída. Desesperado, chamou o Samu, mas quando o socorro chegou ela já estava morta.
Tarso, que tinha viajado para Brasília ontem à noite de carona com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está retornando para Porto Alegre com a ministra Maria do Rosário, de quem Márcia foi chefe de gabinete.

Fonte: ZERO HORA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!