Prefeito encaminha pleitos do município



Acompanhado do secretário de agropecuária, Valmir Miliorança, do secretário de planejamento, Toninho Veleda, e do assessor técnico de obras, Marcio Vieira Poersch, o prefeito Rubem Dari Wilhelnsen, cumprindo agenda de trabalho em Porto Alegre na quarta-feira, 8, encaminhou demandas e pleitos do município para duas importantes secretarias do governo do estado.

O primeiro compromisso foi na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – SDR, com a finalidade de pleitear o trabalho de desobstrução de poço artesiano no assentamento São Virgílio, que se encontra obstruído provavelmente pela ação de vândalos, sendo esse um dos motivos que impede a continuidade do projeto de instalação de sistema de abastecimento de água no referido assentamento, com recursos já repassados pela Funasa ao município para a sua conclusão.

As lideranças locais ainda pleitearam a perfuração de um segundo poço artesiano no mesmo assentamento, no conjunto de lotes conhecido como 11 (onze), permitindo a ampliação da meta do projeto em parceria com a Funasa, de modo a elevar o alcance do pretendido sistema de abastecimento de água e, consequentente, assegurando o atendimento de um número maior de famílias em relação a previsão inicial.

Na ocasião, a comitiva hervalense fora recebida pelo secretário adjunto da pasta, Iberê Orsi, que se comprometeu de enviar o mais breve possível um geólogo da secretaria ao município para avaliar a situação in loco e, a partir daí, deslocar o maquinário e pessoal necessário, a fim de atender o pleito em questão.

O compromisso seguinte foi na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPA, quando a comitiva hervalense foi recebida secretário adjunto substituto, Carlos Pereira de Carvalho e pelo chefe de gabinete do secretário, João Jacob Seibel. 

A reunião teve como objetivo solicitar a inclusão do município de Herval na Câmara Setorial da Ovinocultura, instituída no âmbito da SEAPA, bem como a doação de um veículo para atender as demandas da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento do município.

De acordo com o prefeito Rubem, o desafio da administração municipal é fortalecer com maior ênfase a cadeia produtiva da ovinocultura em nível local, através de iniciativas e programas que redundem no aumento da oferta para a comercialização, preservando ou até mesmo incrementando ainda mais a qualidade dos ovinos aqui produzidos, uma vez que o mercado é próspero e promissor diante de um país gigantesco e um mundo que pede e precisa de alimentação saudável. Neste sentido, a inclusão do município na Câmara Setorial da Ovinocultura, é necessária e representará um importante impulso para essa atividade tão importante, tradicional e que apresenta um excelente horizonte pela frente, em termos de geração de trabalho e renda para os produtores e a economia como um todo.

Em relação ao pedido de doação de um veículo, o prefeito Rubem argumenta que nosso município possui área territorial enorme e encontra na agropecuária sua principal vocação e matriz produtiva. Desta forma, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento possui altíssima relevância na governança local e desempenha papel estratégico sob o ponto de vista da economia e da organização dos produtores. Além disso, nos últimos anos Herval vem sendo atingido por diversos fenômenos climáticos adversos, com o registro de várias estiagens e enxurradas, situação que amplia consideravelmente os desafios e as demandas deste setor e da gestão municipal nessa área.

Não obstante, a sua importância e papel destacado, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento apresenta severas limitações orçamentárias, uma vez que não recebe recursos vinculados e depende quase que exclusivamente das receitas municipais para custear suas despesas e realizar os investimentos. Desta forma, atualmente possuímos apenas um veículo para atender todas as demandas e deslocamentos relativos aos inúmeros trabalhos e atividades que desempenhamos, dependendo, muitas vezes, da presteza e parceria do escritório local da Emater, concluiu Rubem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!