Prefeito pleiteia cessão de uso da Estação Ferroviária do Basílio



O prefeito Rubem Wilhelnsen, acompanhado do secretário de planejamento, Toninho Veleda, e do Fiscal Técnico de Obras, arquiteto Marcio Poersch, participou quarta-feira, 29, de reunião na Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, a comitiva hervalense fora recebida por Sandra Petry Michalczuk, coordenadora técnica substituta do IPHAN/RS, e pela arquiteta Roseli Comissoli. O encontro teve como finalidade manifestar o interesse do município de receber cessão de uso da Estação Ferroviária do Basílio.

Segundo o prefeito, trata-se de um prédio de valor histórico e arquitetônico reconhecido através de valoração do IPHAN que precisa ser preservado para, no mínimo, sair da condição de abandono e receber manutenção diária e evitar o aumento da sua deterioração.

Ainda de acordo com Wilhelnsen, no presente momento a administração municipal está impedida de realizar qualquer intervenção nesse patrimônio, tendo em vista que o mesmo não lhe pertence e, portanto, pode gerar apontamentos por parte do Tribunal de Contas do estado - TCE. Além disso, com os recursos da prefeitura atualmente não é possível realizar o restauro das edificações, porém existe o interesse, a possibilidade e o compromisso do governo municipal de realizar a melhoria e a manutenção mínima no local, a partir da formalização da pretendida cessão de uso.

Além dos recursos da prefeitura, a ideia do prefeito é buscar apoio e mobilizar as pessoas da comunidade e os amantes da história da Estação Ferroviária do Basílio – como o abnegado José Eugênio Perez, também conhecido como Juca do Basílio – no trabalho de recuperação mínima desse patrimônio. No entanto, o primeiro passo é obter a pretendida cessão de uso junto ao IFHAN, de modo a proceder de forma correta e evitar problemas futuros com os órgãos de controle.

Neste sentido, ficou acordado que a prefeitura irá elaborar e encaminhar ao IFHAN/RS uma proposta prevendo a forma de utilização e as medidas básicas de recuperação e manutenção dessa estrutura. De posse da referida proposta, então, o IPHAN dará início ao processo de cessão de uso que, sendo concedido, irá permitir a implementação das medidas propostas, assegurando o início da conservação desse patrimônio com o devido respeito às regras da administração pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!