segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Municípios do Cideja recebem tratores e implementos agrícolas



Na última segunda-feira, 21, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, foi realizado a entrega dos maquinários e equipamentos adquiridos através de aditivos ao projeto original referente a emenda do mandato do deputado federal Marcon via Ministério do Desenvolvimento Agrário, com contrapartida do Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura para o CIDEJA - (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio jaguarão).

O projeto destina se a fomentar o desenvolvimento da bacia leiteira de municípios da região sul, (Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Pedras Altas, Piratini e Herval) pertencente ao CIDEJA. Hoje foram entregues 2 tratores 105cv, 5 carretas agrícolas, uma plantadeira, 2 ensiladeiras e 7 botijões de sêmen para os municípios de Herval e Piratini que ficaram de fora da primeira entrega. 

São R$ 3 milhões sendo R$ 2 milhões de emenda do parlamentar e um milhão de contrapartida da Secretaria da Agricultura, recursos distribuídos para 7 municípios para a aquisição de kits (30 botijões de semens, 10 ensiladeiras, 5 semeadeiras, 10 roçadeiras, 20 carretas agrícolas, 5 conjuntos de fenação, 10 tratores 105 Cvs e um caminhão trucado com tanque isotérmico.

"Este projeto vem ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores e assentados da reforma agrária desta região e que irá contribuir para a geração de renda e desenvolvimento principalmente a da Bacia leiteira. Este projeto só foi possível devido também ao esforço do governo Tarso Genro através do secretário estadual da agricultura na época deputado Mainardi, que disponibilizou 30% do valor total do investimento e do atual secretário da agricultura Ernani Polo e da organização e empenho do Fórum Regional de Desenvolvimento, vereadores, prefeitos, movimentos sociais e lideranças", ressaltou Marcon.

Presentes no ato, secretário da agricultura Ernani Polo, presidente da Famurs prefeito Luis Carlos Folador de Candiota, Lúcio Loguercio gerente de negócio Caixa Econômica Federal, vice-prefeito de Herval Luiz Alberto Perdomo, vice-prefeito de Piratini Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, presidente da câmara dos vereadores de Piratini Lourenço Souza, Débora Cappua diretora executiva do Cideja e representantes da Emater, secretários municipais e lideranças da região.


Texto e fotos: assessoria de imprensa do deputado Marcon – PT 

Nenhum comentário: