Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Meio Ambiente pauta encontro da AZONASUL em Aceguá



Dando prosseguimento à realização de reuniões descentralizadas, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) promoveu ontem (9) um encontro de prefeitos no município de Aceguá. Presidido pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp (PT), a reunião discutiu as políticas a serem adotadas pela nova direção da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e assinalou a passagem dos 15 anos de emancipação política da localidade com saudações especiais ao prefeito Julio César Pintos (PMDB).

Conforme o coordenador de programas e relações institucionais do órgão, Altemir Goldmeier, três frentes de trabalho serão priorizadas na Fepam: municipalização ambiental, como forma de dar mais agilidade à tramitação de licenciamentos ambientais; apoio às consolidações de Distritos Industriais nos municípios, onde atualmente 80 localidades aguardam os licenciamentos para instalação de empresas e investimentos para a construção de estações de tratamento de água e esgoto. Goldmeier também destacou que a nova direção vem buscando aprimorar o diálogo com as prefeituras atendendo as demandas. “Quando necessário, estamos propondo uma gestão compartilhada para a solução dos problemas”, disse.
 
Dentro da mesma pauta, o presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Eduardo Morrone (PT)), prefeito de Santa Vitória do Palmar, detalhou o trabalho que vem sendo realizado por técnicos ligados às prefeituras associadas à Azonasul no que diz respeito ao levantamento de dados para a estruturação dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental, que atualmente encontram-se em fase de diagnósticos para o levantamento das situações em cada uma das localidades envolvidas na elaboração dos trabalhos. O assunto sobre a correta destinação dos resíduos sólidos, uma das pautas que mais aflige gestores municipais mereceu uma série de debates e a apresentação de inúmeras possibilidades a serem estudadas pela equipe técnica da Azonasul.  O presidente Morrone também relatou as demais ações de compras coletivas e captação de recursos para novos investimentos dentro da organização.

PPA – O secretario executivo da Azonasul, Henrique Feijó, chamou a atenção para o evento da próxima segunda-feira, em Pelotas, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, quando as lideranças regionais encaminharão os projetos da Zona Sul para inclusão no Plano Plurianual estadual para os próximos três anos. Ao alertar sobre a importância da participação dos prefeitos, Feijó destacou que os prefeitos terão a oportunidade de conhecer e propor novos projetos durante a reunião programada para o mesmo dia no período da manhã, na sede da Azonasul.

FUSÃO – Seis edis uruguaios, cargo que corresponde ao de deputado estadual no Brasil, acompanharam o encontro da Azonasul declarando que os gestores do país vizinho também atravessam problemas semelhantes, principalmente, na administração de resíduos sólidos. Em pronunciamentos, uma das representantes cogitou o firmamento de convênios de apoio entre os dois países que possam auxiliar na busca de soluções integradas.

TEXTO: Jornalista Kariza Barros
publicado originalmente no site da Azonasul: www.azonasul.org.br

Nenhum comentário:

Música para os meus ouvidos

Viva Cazuza! Viva as canções que tocam as feridas e mostram que a vida é muito mais migalhas, máscaras ou arremedos de vida!