Sallaberry é o novo presidente da Azonasul



O prefeito de Herval, Ildo Roberto Lemos Sallaberry (PP), assumiu ontem (18), a presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2014, que marca o ano do cinquentenário da entidade. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação unânime da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos. Para a vice-presidência da entidade foram eleitos os prefeitos de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara (DEM) e de Canguçu, Gerson Cardoso Nunes (PT). A assembleia também marcou o encerramento da gestão do prefeito de Pedro Osório, César Roberto Couto de Brito, que respondeu pela presidência durante o ano de 2013.

Sallaberry foi indicado ao cargo pelos outros três prefeitos progressitas: José Flavio Vieira, de Cerrito; Renato Martins, de Chuí e Luis Henrique Pereira da Silva, de Arroio Grande, os quais, conforme o acordo de rodízio partidário, estariam aptos a assumir o comando da entidade. O escolhido é um dos dez prefeitos reeleitos da região e declarou, em seu discurso de apresentação, estar orgulhoso em ter a oportunidade de assumir a liderança de uma importante entidade. “Estou assumindo o comando de uma associação com 50 anos de existência e que apresenta um vigor extraordinário. Assim, minha linha de trabalho buscará a continuidade de ações, além de reforçar o tratamento de algumas pautas prioritárias”, afirmou.

O novo presidente ainda elencou como metas de sua gestão o trabalho pela modernização da estrutura da Azonasul com treinamentos para secretários municipais; a promoção de visitas aos municípios filiados; o estabelecimento de pauta regional permanente para ser encaminhada junto aos governos estadual e federal, assegurando, assim, ações voltadas à zona Sul gaúcha nos novos mandatos governamentais.  A gestão de Sallaberry também fomentará ações voltadas ao incremento do setor primário na região, como o desenvolvimento da bacia leiteira; articulações para melhoria da irrigação em pequenas propriedades rurais e novos investimentos no agronegócio.

Ainda conforme Sallaberry, os prefeitos que assumiram em 2009 criaram um laço muito forte, sendo que as tragédias naturais ocorridas naquele momento acabaram contribuindo bastante para fortalecer a ligação entre os gestores municipais, algo que foi além do aspecto institucional. “No entanto, os prefeitos atuais precisam manter e aprofundar essa relação, se unindo não apenas durante as tragédias e dificuldades, mas para enfrentar de forma permanente os desafios que são comuns a todos, pois a soma faz a força e temos que caminhar juntos em prol da nossa região independentemente do tamanho dos nossos municípios, das questões locais e das nossas diferenças partidárias, as quais são legítimas e saudáveis quando tratadas dentro de um clima republicano”, defendeu ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!