Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

II Fórum Municipal de Educação discute metas para ano letivo


Aconteceu entre os dias 17 e 19, no Polo Universitário, a 1ª etapa do II Fórum  Municipal de Educação que reuniu os professores da rede municipal de ensino. O fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e objetiva a apresentação das metas do ano letivo que se inicia.

Além de abrir um espaço de discussão para que os professores reflitam sobre suas práticas docentes, o encontra busca criar um espaço democrático para o planejamento das ações e estratégias.

Esse ano a principal meta da rede municipal de ensino é a construção do Plano Politico Pedagógico das escolas, documento que orienta as ações e objetivos a serem seguidos pelas escolas. Tal documento é elaborado levando em conta  a participação de toda a comunidade escolar.

Entre os palestrantes que ajudaram a significar as metas, estava o Prof. Dr. Marcos Caetano da FURG, que juntamente com suas orientandas discutiu o tema Projetos Políticos Pedagógicos: dimensões cotidianas do diálogo escolar.

Já a Prof. Dr.ª Maria de Fátima da UFPEL trouxe uma reflexão acerca das  questões relacionadas a inclusão de sujeitos com necessidades especiais e a construção do PPP. A Promotora de Justiça, Dra. Cristiane Maria Scholl Levien,  também contribui significativamente com as discussões, falando sobre direitos e deveres no âmbito da comunidade escolar.

O Fórum de Educação é uma proposta permanente da Secretaria de Educação que tem dois momentos principais, a 1ª etapa no início do ano letivo e a 2ª etapa no final do primeiro semestre. Portanto, existem outros espaços de discussão ao longo do ano que monitoram as ações e metas traçadas para o ano.  

Para o Secretario de Educação, Mogar Miranda, “o momento foi de reflexão em torno do papel social da escola e da construção de um projeto que a torne mais inclusiva, onde a diversidade tenha espaço e as vozes dos mais diversos seguimentos da comunidade sejam ouvidas”, ponderou.

Nenhum comentário:

Pitada filosófica