Sobre o Blog do Toninho

O Blog busca retratar coisas da vida interiorana e do meu interior, numa abordagem que mistura reflexão, notícias, riso, poesia, musicalidade, transcedentalidade e outras "cositas más". Tudo feito com produções próprias, mas também com a reprodução do pensar ou do sentir dos grandes gênios que o país e a humanidade pariram.

sábado, 4 de maio de 2013

Deputado Marcon destina mais uma emenda ao município



A patrulha agrícola da administração que atende aos pequenos produtores rurais, por meio da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento, deverá receber reforço com a compra de mais um trator, a partir da liberação dos recursos do governo federal, prevista para ocorrer no início do próximo ano, através de emenda no orçamento da União no valor de R$ 100 mil de iniciativa do deputado federal Dionilso Marcon – PT.

O anúncio foi feito ao prefeito Ildo Sallaberry no início da tarde de ontem (03), por Benhur Freitas, assessor em Brasília do deputado autor da emenda, em reunião que contou com a presença de representantes do MST, do Secretário de Agropecuária, Fernando Silveira, do Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Toninho Veleda, da Secretária de Assuntos Jurídicos, Denise Silveira, da coordenadora de projetos da prefeitura, Cristiane D’Ávila, e do vereador Valmir Miliorança, mais conhecido por Cachaço.

Benhur lembrou que em 2012 a prefeitura já recebeu recursos para a compra de um trator, a partir de uma emenda de Marcon. Segundo ele, as emendas do deputado são destinadas aos municípios a partir da indicação da base social e política do parlamentar, feita através de assembleias realizadas em todas as regiões do estado. Nesse sentido, ele destaca que assim como a anterior, a emenda atual foi definida atendendo a indicação feita pelos representantes do MST e do Secretário Adjunto de Agropecuária do município, Deomar Schafer, os quais participaram dos debates do mandato sobre as emendas.


O prefeito Ildo Sallaberry agradeceu a iniciativa e destacou a importância desse investimento, porém apelou para que as próximas emendas do parlamentar petista tenham um valor maior que os atuais R$ 100 mil, tendo em vista as carências do município e a grande representatividade do mandato de Marcon no âmbito local, sobretudo pelo grande número de assentamentos existentes em Herval.

Em resposta ao pedido feito pelos representantes do MST para que o trator a ser adquirido seja transferido para o gerenciamento direto dos produtores, Sallaberry defendeu que tal medida dependeria das associações estarem devidamente organizadas em termos legais e de gestão. Além disso, segundo o prefeito, as máquinas da patrulha agrícola são gerenciadas com toda a transparência, com o acompanhamento direto e permanente do Conselho de Desenvolvimento Rural. Ele destacou ainda que apesar dos limites e dificuldades, a patrulha agrícola já atende a todos os pequenos produtores do município, dentro e fora dos assentamentos, de acordo com critérios estabelecidos com a participação dos próprios beneficiários, sem discriminar ninguém nem criar favorecimentos.

Nenhum comentário:

Pitada filosófica