Ato político
Nesses tempos de esquizofrenia no qual a manipulação explícita e escancarada formou um exército de alienados letrados, Juremir Machado da Silva é um dos poucos jornalistas que não abdicou do papel do jornalista de fato e de direito: informar antes de opinar ou moldar a informação exclusivamente ao seu ponto de vista. Além disso, é um dos poucos cidadãos do nosso estado e do nosso país que não pegou a caminho mais fácil de embarcar na histeria coletiva e repetir mentiras prontas e acabadas como se verdades fossem.
Por isso, tem meu respeito e é, para mim, inevitável não roubartilhar seus escritos.
Sartori sempre teve um programa: privatizar
Todos se enganaram.
Todos os que acusaram o candidato José Ivo Sartori de ter concorrido e vencido
às eleições sem ter um programa de governo. Ledo engano. Sartori sempre teve um
projeto para ser executado. Ele apenas, estrategicamente, não o declarou. Seria
contraproducente falar dele durante a disputa. Não se trata aqui de julgar, mas
de constatar. O plano de governo de Sartori estava na cara de todo mundo. Não
viu quem não quis ou não pôde enxergar. Agora, o plano está sendo aplicado.
Qual era o plano de governo de Sartori? Diminuir o tamanho do Estado. Sartori
elegeu-se para dar prosseguimento ao começado por Antônio Britto, não
continuado por Germano Rigotto e mal terminado por Yeda Crusius: reduzir o
Estado.
O plano de governo de
Sartori passa por privatizações de estatais, alteração da previdência estadual
e mudança no plano de carreira do magistério. O problema é que há entraves. As
privatizações das estatais dependem de plebiscito. Alguns itens da previdência
estão atrelados a leis federais. A mudança do plano de carreira do magistério é
um barril de pólvora. Sartori sempre teve um projeto. Diminuir o tamanho do
Estado. Tem também uma estratégia. Usar o quanto pior melhor como fator de
criação das condições para fazer passar o “remédio amargo”. O governo espera
tirar do caos o espírito favorável até mesmo à privatização por meio do
plebiscito. O parcelamento dos salários pode ser o combustível que faltava.
O funcionalismo
público está sendo jogado contra o resto da população como moeda de troca. O
governo considera que aposentadorias aos 50 anos de idade são privilégios que
comprometem as finanças públicas.
O governo entende
também que muita gente se beneficia da previdência estadual sem ter contribuído
para ela. O raciocínio em relação aos que se aposentam aos 50 anos de idade é
simples: contribui durante 25 anos (professoras) e recebe durante 35. Sartori
elegeu-se para bancar a austeridade. É a Angela Merkel dos gregos gaúchos. Os
primeiros passos do governo, porém, deixaram rastros de contradições: aumentos para
secretários e até para o governador, que teve de recuar. O legislativo e o
judiciário trataram de garantir seus aumentos e privilégios com base no sofisma
da independência dos poderes. A legitimidade foi corroída no ponto de partida.
O ex-governador Tarso Genro, que deu aumentos hoje criticados, garante que o
governo pode contrair 20 bilhões de empréstimos. Por que não o faz? O governo
não confirma. Uma hipótese é que não quer, pois estragaria a estratégia do
quanto pior melhor para aplicar o seu “remédio”.
O Rio Grande do Sul
vive de esquizofrenia: a cada quatro anos troca de ideologia, de método e de
programa. Num período, aposta no desenvolvimento conduzido pelo Estado com base
em endividamento; no outro, faz o contrário, joga suas fichas no neoliberalismo
baseado na redução do tamanho do Estado e nas privatizações. Faz parte do jogo.
Só não se diga que o programa de Sartori não existia. Ele era tão claro e
conhecido que não precisava ser enunciado e anunciado. Eis.
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