Cideja se reúne com Governador em exercício



O governador em exercício, Beto Grill, recebeu na última terça-feira (8), no Palácio Piratini, prefeitos e representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). O objetivo do encontro, liderado pelo prefeito de Candiota e presidente da Cideja, Luiz Carlos Folador, foi apresentar ao Executivo o projeto de pavimentação da Transcampesina.

A rodovia é formada por um conjunto de estradas que interliga os municípios de Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Candiota e Aceguá e, a partir do Cideja, em outubro de 2012, buscou apoio em Brasília para a viabilidade do projeto. A proposta é uma iniciativa do Consórcio e do Fórum Regional de Manejo das Águas e Combate aos Esfeitos da Estiagem.

Conforme Grill, por não se tratar de um traçado estadual, todos os esforços serão feitos para que sejam garantidos os recursos do Governo Federal para a realização do projeto. "Esta é uma obra de desenvolvimento regional integrado, o que amplia a sua importância e necessidade", disse. Beto Grill lembrou que o governador Tarso Genro já garantiu o projeto de extensão da RS-265 e que a Transcampesina faz parte deste complexo.

A proposta de pavimentação é uma antiga reivindicação dos municípios da região Fronteira Sul, próximos do do Uruguai, e as obras devem compreender 150 quilômetros da RS-615. Para Luiz Carlos Folador, a pavimentação colabora na melhoria das condições de escoamento da produção agropecuária e da agricultura familiar, além de unificar as estradas e acessos entre os municípios e serviços públicos.

Entre os encaminhamentos está o estudo de viabilidade da inclusão do projeto executivo da obra no orçamento da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a partir do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e a mobilização conjunta do Governo do Estado e das prefeituras locais, visando à inclusão do asfaltamento da Transcampesina no orçamento federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caroline Bicocchi

Edição: Redação Secom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!