Agropecuária em debate



Foi realizada na última quinta-feira, 10, a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural no ano de 2013. A reunião, sob a coordenação do novo Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento, Fernando Silveira, teve como convidados o Sr. Antonio Queirós, Coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS (SDR) e a Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow.

Na ocasião, o Secretário Fernando deu as boas vindas a todos os presentes e falou do seu compromisso de construir uma relação de alto nível e de profunda parceria com todos os produtores. Ele também falou da necessidade de valorizar cada vez mais as associações, não apenas no que se refere ao estímulo à sua formalização e mobilização permanentes, como também a necessidade de assegurar que elas funcionem como um instrumento legítimo e efetivo para apresentação e execução das demandas do setor agropecuário no âmbito do município. “As associações pertencem aos produtores e precisamos assegurar que as definições das políticas, metas e ações tomadas no Conselho de Desenvolvimento Rural sejam executadas através das associações e conforme as decisões aqui tomadas”, defendeu.


Em seguida, o Sr. Queirós, representando a SDR assumiu a palavra para fazer uma apresentação sobre os objetivos e forma de operacionalização do PPA – Programa de Aquisição de Alimentos, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com Estados e organizações de produtores. Segundo ele, o objetivo do programa é organizar uma oferta permanente de alimentos em âmbito local, com o objetivo de fornecer esses alimentos para serem fornecidas a famílias do município que vivem em situação de pobreza, sendo que tal distribuição deverá ser feita através de entidades sem fins lucrativos, como Igrejas, o que além de oportunizar uma renda ao produtor, também serve como medida concreta para superar a pobreza extrema em nível local.

Por fim, Karin Peglow, gerente Regional da Emater/RS-Ascar, falou sobre o trabalho desenvolvido, algumas ações de gestão e de reforço do quadro de pessoal que vem assegurando a recuperação da empresa em todo o Estado. Para finalizar, ela falou das perspectivas e projetos da empresa no âmbito do município e anunciou o nome de Maria Inêz Alvez Vieira, como nova Chefa da Emater em Herval.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!