Pitada filosófica



Para abrilhantar a nossa “pitada filosófica” de hoje, trago algumas pitadas do pensamento do inolvidável Paulo Freire.
Creio que Freire dispensa maiores apresentações e comentários. Primeiro porque ele é conhecido e reconhecido como um dos maiores educadores (para mim o maior depois do Cristo) de todos os tempos. Segundo porque de tão vigoroso, profundo e elevado, o pensamento freiriano fala e bilha por si mesmo.
Mais do que simplesmente criar um método educativo, a obra e o testemunho de Paulo Freire representaram a construção de uma nova concepção de conhecimento, que ao colocar o ser humano como começo, meio e fim do processo educativo, pode e precisa ser reconstruída permanentemente.
Fiquemos e aprendamos um pouco com essa breve "pitada" de Freire...

“Não há vida sem correção, sem retificação”.

“Mudar é difícil, mas é possível”.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”.

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém”.

"A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

“O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!