Dado o primeiro passo na busca de uma cidade irmã de Herval em Portugal


Oliveira do Hospital é a cidade portuguesa que emerge como sugestão para o estabelecimento de uma parceria de cidades irmãs com o município de Herval no Rio Grande do Sul. Esse horizonte é o resultado do encontro realizado em 4 de março, na capital do estado, o qual fora organizado pelo Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Zé Nunes, Zelmute Marten, com o Vice-presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Miranda Guimarães, com o Vice-prefeito do Herval, Fernando Silveira, e o Secretário Municipal do Planejamento e Meio Ambiente, Toninho Veleda.

Herval nasceu de um acampamento militar português em 1791, comandado na época por Rafael Pinto Bandeira. Na próxima quarta-feira, 11, haverá um novo encontro de trabalho, agora com a Vice-consul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça, para prosseguimento das tratativas. Em paralelo será realizada uma visita para a Brigada do Exército em Jaguarão, no sentido se reviver o histórico acampamento militar, com aprofundamento do resgate dos episódios históricos através de diálogos com historiadores. Uma missão oficial das autoridades do município do Herval para visita à municipalidade de Oliveira do Hospital está nos planos do estabelecimento deste importante acordo de cooperação, tal visita vai servir para o convite das autoridades portuguesas para uma primeira presença no município do Herval.

Fortalecer a integração pelos laços culturais e históricos será o início de um processo que visa a cooperação econômica, estudantil, universitária e empresarial, sendo que a iniciativa em questão partiu da ideia do secretário Toninho Veleda, de aproveitar a riqueza histórica de Herval no sentido de promover a integração entre os povos e abrir novas fontes e perspectivas de desenvolvimento do município.


Texto: Zelmute Marten - Chefe de Gabinete do deputado estadual Zé Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!