Irmanamento de Herval com uma cidade Portuguesa avança
Uma comitiva composta pelo vice-prefeito Fernando Silveira e o secretário de planejamento, Toninho Veleda, representando a prefeitura de Herval; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes; o Chefe de Gabinete do citado deputado e designado informalmente como embaixador de Herval nessa empreitada, Zelmute Marten; o assessor parlamentar do mandato do Senador Paulo Paim, Ottomar Teske e o Dr. Miranda Guimarães, vice-presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da Ordem dos Advogados do Brasil/RS, cumpriu importante agenda de trabalho nesta quarta-feira, 11, no Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, órgão vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo Português.
Na ocasião, tal comitiva fora recebida pela Vice-cônsul Filipa Mendonça, com a finalidade de tratar e buscar o apoio da Consulesa ao pleito que busca uma cidade irmã de Herval em Portugal. Segundo as manifestações dos presentes, a pretendida parceria ou irmanamento objetiva assegurar uma cooperação em termos culturais, educacionais, técnicos, financeiros e tecnológicos, propiciando o investimento em projetos que resgatem a história, entrelace culturas e aponte na direção de um futuro mais próspero para Herval, os hervalenses e os envolvidos do lado Português.
Ainda de acordo com os defensores da iniciativa, esse intento tem por base a ligação histórica estreita de Portugal com esse município brasileiro, cuja povoação teve início a partir de um acampamento militar, instalado no ano de 1784, sob as ordens de Rafael Pinto Bandeira. Esse acampamento militar fora instalado em território então pertencente à Espanha, porém a perspicácia e a bravura de Rafael Pinto Bandeira tomaram para Portugal essa área fronteiriça que, posteriormente, se consolidou como propriedade de militares e cidadãos portugueses vindos da Ilha dos Açores.
Por sugestão do Dr. Miranda Guimarães, que se configura num importante parceiro e entusiasta dessa iniciativa, as primeiras tratativas de irmanamento serão feitas junto ao comando administrativo de Oliveira do Hospital, cidade que fica na região de Coimbra e que guarda bastante similitudes com Herval, em termos populacionais e, especialmente, quanto a sua formação histórica. Esforço que depois dos primeiros passos, já conta com o apoio institucional da OAB/RS e agora do Vice-consulado de Portugal em Porto Alegre, através da Consulesa Filipa Mendonça.
Os próximos passos serão a proposição de uma homenagem da Assembleia Legislativa do RS à memória e descendentes de Rafael Pinto Bandeira, por parte do mandato do deputado Zé Nunes; a busca do apoio do Exército Brasileiro, visando obter informações históricas e produzir uma encenação do antigo acampamento militar que representou o ponto de partida da povoação de Herval; e uma missão de hervalenses e apoiadores desse pleito em Oliveira do Hospital, na ideia de marcar os primeiros passos na pretendida relação de cidades irmãs.

Comentários