Irmanamento de Herval com uma cidade Portuguesa avança



Uma comitiva composta pelo vice-prefeito Fernando Silveira e o secretário de planejamento, Toninho Veleda, representando a prefeitura de Herval; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes; o Chefe de Gabinete do citado deputado e designado informalmente como embaixador de Herval nessa empreitada, Zelmute Marten; o assessor parlamentar do mandato do Senador Paulo Paim, Ottomar Teske e o Dr. Miranda Guimarães, vice-presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da Ordem dos Advogados do Brasil/RS, cumpriu importante agenda de trabalho nesta quarta-feira, 11, no Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, órgão vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo Português.

Na ocasião, tal comitiva fora recebida pela Vice-cônsul Filipa Mendonça, com a finalidade de tratar e buscar o apoio da Consulesa ao pleito que busca uma cidade irmã de Herval em Portugal. Segundo as manifestações dos presentes, a pretendida parceria ou irmanamento objetiva assegurar uma cooperação em termos culturais, educacionais, técnicos, financeiros e tecnológicos, propiciando o investimento em projetos que resgatem a história, entrelace culturas e aponte na direção de um futuro mais próspero para Herval, os hervalenses e os envolvidos do lado Português.

Ainda de acordo com os defensores da iniciativa, esse intento tem por base a ligação histórica estreita de Portugal com esse município brasileiro, cuja povoação teve início a partir de um acampamento militar, instalado no ano de 1784, sob as ordens de Rafael Pinto Bandeira. Esse acampamento militar fora instalado em território então pertencente à Espanha, porém a perspicácia e a bravura de Rafael Pinto Bandeira tomaram para Portugal essa área fronteiriça que, posteriormente, se consolidou como propriedade de militares e cidadãos portugueses vindos da Ilha dos Açores.

Por sugestão do Dr. Miranda Guimarães, que se configura num importante parceiro e entusiasta dessa iniciativa, as primeiras tratativas de irmanamento serão feitas junto ao comando administrativo de Oliveira do Hospital, cidade que fica na região de Coimbra e que guarda bastante similitudes com Herval, em termos populacionais e, especialmente, quanto a sua formação histórica. Esforço que depois dos primeiros passos, já conta com o apoio institucional da OAB/RS e agora do Vice-consulado de Portugal em Porto Alegre, através da Consulesa Filipa Mendonça.

Os próximos passos serão a proposição de uma homenagem da Assembleia Legislativa do RS à memória e descendentes de Rafael Pinto Bandeira, por parte do mandato do deputado Zé Nunes; a busca do apoio do Exército Brasileiro, visando obter informações históricas e produzir uma encenação do antigo acampamento militar que representou o ponto de partida da povoação de Herval; e uma missão de hervalenses e apoiadores desse pleito em Oliveira do Hospital, na ideia de marcar os primeiros passos na pretendida relação de cidades irmãs. 

Durante a visita de ontem, a Consulesa Filipa foi obsequiada com alguns mimos que, além do gesto de cordialidade, servem de amostra da cultura local, como uma garrafa de vinho Quinta do Herval, numa cortesia da vinícola Don Basílio; um exemplar da primeira edição do jornal o Herval (cortesia do seu Luiz Oliveira); um exemplar do livro História do Herval: descrição física e histórica (cortesia da APAE) e dois cortes de cordeiro, produzidos na propriedade do vice-prefeito Fernando Silveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!