Mandato do deputado Zé Nunes trabalha pela saúde dos hervalenses



A saúde foi o principal tema tratado durante a visita dos assessores do deputado estadual Zé Nunes (PT) ao município, nesta sexta-feira, 04.

Na ocasião, Cláudio Martins (ex-prefeito de Jaguarão) e Marcelo Albuquerque, foram recepcionados pelo presidente da Liga de Assistência Social Hospital Nossa Senhora da Glória, Alfeu Fernande Pereira, bem como pelo secretário municipal de saúde, Dioner Azambuja, para uma conversa sobre as principais lutas e demandas da instituição e do município na área da saúde, no sentido de reforçar o apoio e a parceria do parlamentar petista nessa batalha.

De início, Fernando agradeceu o trabalho de Zé Nunes, que está sempre com as portas abertas e já contribuiu em diversos pleitos e desafios do hospital Nossa Senhora da Glória, a exemplo da luta para conquistar a filantropia para a instituição. Có, como é mais conhecido, também falou sobre as dificuldades de manter o hospital em funcionamento, sobretudo, pela carga enorme de exigências e a falta de apoio do governo do estado, que desmantelou a política estabelecida durante o governo Tarso que incentivava e oferecia um aporte financeiro significativo aos hospitais de pequeno porte, por meio do HIOSP.

Neste sentido, o presidente do hospital informou que no atual momento, o principal desafio é renovar o contrato com a secretaria estadual de saúde, que vinha possibilitando um repasse mensal de pelo menos 13.000,00 ( treze mil reais). No entanto, para renovar o contrato, o hospital precisa obter o Alvará do Corpo de Bombeiros (PPCI) e, de posse desse documento, poder se habilitar a receber o Alvará da Vigilância Sanitária. De acordo com o presidente, parte das adequações exigidas já foram feitas. O principal problema é que por se tratar de um prédio muito antigo, algumas exigências do Corpo de Bombeiros para a liberação do Alvará são impossíveis de serem atendidas.

Além disso, Có informou que o governo do estado possui uma dívida com o hospital de quase 18.000,00 (dezoito mil reais), referente ao contrato que findou recentemente. 

Diante das alegações do presidente do hospital, Cláudio Martins, em nome do mandato do deputado Zé Nunes, assumiu o compromisso de ir pessoalmente ao Corpo de Bombeiros de Jaguarão no início da próxima semana, ver a situação do processo e buscar a liberação do Alvará pretendido o mais breve possível.

Com base na sua experiência como gestor que realizou um trabalho muito forte em termos de preservação do patrimônio histórico de Jaguarão, Cláudio também se colocou à disposição para contribuir num processo de tombamento, em nível municipal, do prédio do hospital. Iniciativa que pode facilitar ou criar novas alternativas para o trabalho de manutenção da estrutura física do local.

Além disso, a assessoria do deputado Zé Nunes, se colocou à disposição para buscar futuramente junto ao deputado federal Henrique Fontana (PT), uma emenda parlamentar, de modo a atender outro pleito da direção do hospital que é a aquisição de equipamentos hospitalares, principalmente uma processadora digital. Para tanto, esse pedido deverá ser formalizado e encaminhado através do secretário municipal de planejamento, Toninho Veleda, que propôs e participou do encontro transcorrido na data de hoje.

Para finalizar, Dioner Azambuja falou sobre as principais batalhas, desafios e ações do município na área da saúde, cuja principal dificuldade tem sido a política da gestão estadual que não atua em parceria com as administrações municipais e tem deixado de honrar seus compromissos em tempo hábil, situação que levou ao acúmulo de uma dívida do estado com o município relativos a repasses da saúde que chegaram a cerca de R$ 970 mil, dos quais apenas pouco mais de R$ 300 mil foram pagos recentemente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!