segunda-feira, 16 de maio de 2016

Nova sede da Educação e Cultura é inaugurada



Marcada por emoção e satisfação de preservar a história do município, a inauguração da nova sede das Secretarias de Educação e Cultura na tarde fria desta quarta-feira (11) será mais uma data para marcar a história. Com a presença de autoridades municipais e regionais imprensa regional e local, a inauguração teve como ponto alto a benção do imóvel pelo padre José Joaquim e as homenagens para os ex-proprietários da casa que sediou o Jornal o Herval Sr. Luiz Oliveria e Neuza Oliveira, também aos responsáveis pela reforma Sr. Paulo Renato e sua equipe, ambos da empresa Artefatos e Concretos Petters.
A casa que passa agora a sediar o administrativo da secretaria de Educação, também servirá como abrigo ao Museu da cidade, projeto que já está sendo organizado e a biblioteca municipal, além da sede administrativa da secretaria de cultura que está agora em um espaço pequeno no ginásio de esportes. A reforma dos 331 m²saiu pelo montante de R$ 354.466,63. Agora com 20 cômodos a casa passou por reformas que incluem a demolição de algumas divisórias e acréscimo de outras, como a construção de três novos banheiros, um deles pensando nas necessidades especiais, calçadas, iluminação além da acessibilidade no imóvel, pensando na democratização do espaço.
A jornalista Nívea Bilhalva de Oliveira filha do casal Luiz e Neuza contou um pouco da história da família na casa e de toda a luta para comprar o imóvel que foi o espaço da gráfica e do Jornal o Herval e também do consultório odontológico da Dra Neuza, e claro todas as memórias afetivas dos momentos em família, que agora permanecem preservados na memória de toda a comunidade que esteve presente durante o ato “Nós agradecemos ao município por ter tido o cuidado em preservar a identidade da casa, que pra nós foi grande parte da nossa história, lembro quando rezávamos todas as noites para que deus nos ajudasse a comprar a casa que no começo era alugada, e conseguimos” emocionada falou Nívea.
Um dos grandes sonhadores e realizadores de projetos na educação o ex-secretário de Educação Mogar Damasceno, esteve presente através do seu discurso lido por sua parceria de trabalho e amiga Cristiane D´Ávila, que emocionada relembrou de todas as lutas passagens e conquistas da equipe da Educação. Além de agradecer ao prefeito Ildo e a todos os secretários e servidores pela parceria para se chegar até o momento de realização.
Responsável pela obra que iniciou em 2015, o arquiteto do município Márcio Poersch foi homenageado pelo ex-vice – prefeito Luiz Alberto Perdomo, que também acompanhou o desenvolvimento da obra desde a compra em agosto de 2013, no valor de R$ 250, 000,00, o ato de assinatura da venda em cinco de setembro de 2013 até a finalização dos trabalhos. Márcio Poersch explica a casa teve de passar por diversas reformas, visto que pela passagem dos anos tinha algumas partes completamente deterioradas, como as janelas, pisos, forros, telhas, parte elétrica e parte hidráulica.
O Prefeito Ildo Sallaberry enfatizou a importância de adquirir um imóvel que além de atender as necessidades do município é também parte da história do município, já que sua construção data de 1923 e se mantém com todas as paredes intactas. “Pra nós é um momento de grande satisfação, quando o Seu Luiz e a Dra. Neuza estiveram no Gabinete e disseram que gostariam de vender a casa para o município, mas com algumas condições. Nós apertamos daqui e dali e com muito orgulho posso afirmar que conseguimos comprar através de recursos próprios” explicou o prefeito.
A comissão para os assuntos da reforma da casa formada por 15 componentes entre secretários e servidores foi lembrada e homenageada, além de todas as secretarias que participaram para a realização deste projeto. Após a solenidade e apresentação do Coral infantil do Polo de Educação, banda da Escola padre Libório Poersch e alunos da dança de rua Ctrl A e Art Dance e Cia, foi servido um delicioso coquetel com salgados produzidos pela cozinha comunitária da Secretaria de Assistência Social coordenada pela secretária Tânia Sallaberry.
 Marcaram presença no evento o presidente da Azonasul Rui Brizolara, acompanhado do Secretário Executivo Henrique Feijó, o prefeito de Pedro Osório, César Cebinho, Secretárias de Educação de Pelotas e capão do Leão, secretários de educação de Arroio Grande e Jaguarão, Gerente regional da Corsan, Vereadores, presidentes de conselhos municipais, demais autoridades e comunidade, um público de aproximadamente 200 pessoas.

Texto: Fernanda de Freitas
Publicado originalmente no site da prefeitura: www.herval.rs.gov.br


Nenhum comentário: