Estiagem ocorrida em dezembro obriga Herval decretar situação de emergência



O prefeito em exercício de Herval, recebeu sexta-feira, 10, a visita do Coordenador Regional da Defesa Civil, Major Facin, que estava acompanhado do Sargento Caldas.

Levantamento técnico feito pelo Escritório local da Emater apontou uma enorme perda na produção agropecuária e a queda acentuada na receita do município, decorrentes da estiagem registrada no mês de dezembro. Alguns moradores da zona rural, inclusive, ficaram sem água potável em suas propriedades, o que obrigou a prefeitura a realizar o transporte de água para atendê-los emergencialmente.

Diante desse cenário, a administração municipal, através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento e do Secretário Substituto da Pasta, Deomar Schafer, apontou a necessidade de decretar situação de emergência no município e a busca do reconhecimento da referida situação em âmbito estadual e nacional, de modo a permitir o repasse de recursos visando amenizar os danos e prejuízos causados aos produtores e a reversão do quadro de comprometimento da capacidade de resposta econômica do poder público.

Tendo em vista que o Coordenador Municipal da Defesa Civil se encontra em férias, o comando da Defesa Civil na região veio ao município no intuito de obter informações mais detalhadas sobre a estiagem que vinha castigando Herval e oferecer orientação sobre as medidas administrativas que devem ser adotadas para decretação da situação de emergência pelo município.

Em face dos dados técnicos e as crescentes queixas dos produtores, Bebeto, que está à frente do Paço Municipal, ainda nomeou comissão para estudar e apontar saídas para enfrentar a estiagem. Ele também interrompeu as férias da servidora da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento, Mara de Carvalho, designando-a para assumir temporariamente a Coordenação da Defesa Civil no âmbito do município, permitindo o encaminhamento da documentação exigida e as ações pertinentes ao enfrentamento dos efeitos provocados pela falta de chuvas durante o mês de dezembro. O Decreto de situação de emergência foi assinado ontem, 14, pelo prefeito em exercício.

Segundo Bebeto, “o Coordenador Regional da Defesa Civil veio trazer a Herval não apenas seu apoio, mas também a volta das chuvas, uma vez que justamente no dia de sua chegada, nosso município foi brindado por uma verdadeira enxurrada. O fato é que a estiagem deixou suas marcas e muitos danos e prejuízos, sendo que precisamos de apoio para revertê-los. O ano agrícola se encerra no final de dezembro e, além das perdas, muitos produtores ficaram impedidos de plantar ou cultivar suas pastagens, o que afeta a eles próprios e a economia do município como um todo, haja vista que a agropecuária é nossa principal vocação e matriz produtiva”, enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!