Aprovação do projeto que renegocia dívidas dos estados é momento histórico para o RS


Fontana conduziu a liderança do governo na votação do projeto que altera o indexador da dívida dos estados com a União

O vice-líder do governo Dilma na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), comemorou a aprovação, por 334 votos a 9, do PLP 238/13 que altera as normas para renegociação das dívidas de estados e municípios com a União. Para o parlamentar, a mudança do índice de correção da dívida, do IGP-DI mais 6%, 7,5% ou 9%, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ou a taxa Selic, é uma vitória muito importante para o futuro da economia e das políticas públicas do Estado.

“Os resultados desta votação serão sentidos positivamente ao longo dos anos no Rio Grande do Sul. Encontramos no Governo Federal a sensibilidade para construir um acordo que altera a federação brasileira de forma muito positiva, e o governador Tarso Genro teve uma participação decisiva neste processo”, enfatizou Fontana, lembrando que quando o contrato foi assinado, a Taxa Selic era de 25%, o que tornava a dívida do RS impagável. 

O secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, acompanhou do Plenário da Câmara a votação que foi concluída na tarde desta quarta-feira (22). Tonollier ressaltou o apoio do deputado Henrique Fontana, indicado pelo governador Tarso Genro para liderar e conduzir a aprovação do projeto no Legislativo. “Essa aprovação abre um novo horizonte para o Estado. Vamos deixar de falar em crise estruturante para falarmos de crescimento e solução de seus problemas. Tivemos a importante liderança do deputado Fontana para coordenar esse debate, o que foi muito bem feito”, concluiu.

Nas redes sociais, o governador Tarso Genro comemorou a aprovação do projeto. “A aprovação do PL da dívida abre novas perspectivas de futuro para o Rio Grande. A dívida não será eterna como era até hoje. Vitória política de todo o Estado.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!