Roteiro de palestras do Deputado Por Um Dia tem etapa em Herval


Na próxima quarta-feira (4), no município de Herval, ocorre a última etapa das palestras preparatórias à 42ª edição do projeto Deputado Por Um Dia (DPD), no Instituto Estadual São João Batista, a partir das 9h45. No total, cinco escolas são selecionadas para a Sessão Plenária do Estudante, que será realizada no dia 11 de novembro, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A iniciativa é do Parlamento gaúcho, realizada por meio da Escola Legislativo Deputado Romildo Bolzan, presidida pelo deputado Mano Changes (PP).

A vice-diretora do Instituto Estadual São João Batista, Ângela Carvalho Pereira da Motta, classifica como maravilhosa a oportunidade dos alunos integrarem o projeto Deputado Por Um Dia, já que em cada edição apenas cinco escolas do Rio Grande do Sul podem participar. “Será um aprendizado sobre como funciona a Assembleia Legislativa e como fazer projetos. A iniciativa estimula os estudantes a descobrirem temas importantes para defenderem”, pondera Ângela. E acrescenta: “É um dos raros espaços para o jovem se expressar”.

As palestras serão realizadas pela diretora da  Escola do Legislativo, Gislaine Monza, e pela coordenadora da Divisão de Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, Vanessa Albertinence Lopez.


Cronograma

As palestras anteriores ocorrem em São Borja, na EMEF Vicente Goulart (21/8); em Três de Maio (7/08), na escola Germano Dockhorn; no município de São Marcos (13/08), na Escola João Pollo, e em Tapes, na Escola Gaston Augusto Santos César (15/08).


O projeto Deputado Por um Dia

O Deputado Por Um Dia é um projeto voltado à formação de cidadania. Ele promove a aproximação entre o Legislativo e jovens estudantes, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, com o objetivo de proporcionar conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes.

Para a Sessão do Estudante são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades. Cada uma delas é representada por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes. Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

As escolas já contempladas no sorteio podem voltar a se inscrever para o projeto Deputado Por Um Dia, de maneira a ter nova chance de participação caso sejam sorteadas.


FONTE: Claudia Maria Paulitsch
Jornalista - MTE 9095
Coordenadora da Divisão de Publicações
Escola do Legislativo Romildo Bolzan


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!