Seminário comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente


A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promoveu ontem, 5, o 1º Seminário Municipal do Meio Ambiente. O evento, realizado na sede da Secretaria de Assistência Social, foi organizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em sua fala na abertura do evento, o Secretário Toninho destacou os principais desafios, projetos, metas e trabalhos da pasta, além do compromisso da prefeitura de ampliar as políticas públicas na área ambiental. Ele também ressaltou a importância das parcerias, uma vez que o tema ambiental, no âmbito da administração municipal, atualmente é trabalhado em diferentes Secretarias, como Obras, Agropecuária, Educação e Saúde, e não apenas pelo órgão instituído para a gestão da política ambiental do município.


Além das parcerias internas, o Secretário também ressaltou as parcerias com órgãos e organizações externos à administração e a necessidade de cada um fazer a sua parte individualmente para o cuidado e preservação do meio ambiente. Toninho ainda agradeceu todos os órgãos públicos, instituições e profissionais que aceitaram colaborar para o sucesso da iniciativa como palestrantes, apresentando experiências concretas voltadas à preservação ou reflexão sobre a necessidade da convivência harmoniosa da pessoa humana com a natureza e de promover o desenvolvimento de forma equilibrada, sem acabar com os recursos naturais.

Por fim, o Secretário elogiou a dedicação e competência da bióloga Zulma Dutra, que atua na Secretaria, a qual idealizou e muito se empenhou para a realização do 1º Seminário Municipal do Meio Ambiente.

O vice-prefeito Bebeto, que na oportunidade representou o prefeito Ildo Sallaberry que cumpria agenda em Porto Alegre, ressaltou a importância da iniciativa e da necessidade de garantir o desenvolvimento respeitando o ambiente natural. Bebeto também falou sobre o trabalho de parceria que, segundo ele, não apenas vem garantindo ações importantes e continuadas de proteção ou recuperação do meio ambiente em nível local, como também demonstram a relevância do tema ambiental para o atual governo.

O Seminário contou com palestras que abordaram diferentes aspectos da temática ambiental, com palestrantes representando diversas instituições, tais como I.E.E. São João Batista, Escola Pe. Libório Poersch, Grupo Ecológico Amantes da Natureza, Corsan, Fepam, Sec. Mun. de Saúde, Sec. Mun. de Educação, Emater, Ministério Público, entre outros.

Após o encerramento, os participantes do Seminário ainda foram convidados a plantar na pracinha situada nos fundos do prédio da Secretaria de Assistência Social, um pé de erva-mate, planta símbolo e que deu nome ao município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!