Rota alternativa para o tráfego de caminhões em pauta



Um assunto muito importante para a mobilidade e a economia local foi tratado na manhã desta sexta-feira, 1.º, no Gabinete do Prefeito.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Fernando Silveira, recebeu representantes das empresas florestais que atuam no município (CMPC, Tanac e Granflor), na intenção de firmar parceria para a construção de uma passagem molhada na localidade do Passo das Pedras, criando uma rota alternativa para o tráfego dos caminhões de grande porte que fazem o transporte de madeiras oriundas das florestas cultivadas em Herval e municípios vizinhos.

Segundo Fernando, o plantio de árvores exóticas é algo consolidado e não cabe mais discussões sobre os impactos positivos ou negativos dessa atividade. No entanto, o poder público tem a responsabilidade de zelar pela segurança e pela manutenção da infraestrutura do município, sendo que o tráfego desses caminhões pela área urbana vem oferecendo riscos e prejuízos em ambos os aspectos. Nesse sentido, é preciso encontrar uma solução que garanta o escoamento dessa safra, causando o menor impacto possível em termos de infraestrutura de transporte, frisou. O prefeito em exercício também salientou que o município não possui recursos financeiros para arcar com os custos de criação da rota pretendida, a qual vai desviar o trânsito dos caminhões do perímetro urbano, razão pela qual é preciso que as empresas envolvidas arquem com o custo dessa obra.

Os representantes das empresas florestais presentes no encontro viram com bons olhos a ideia da rota alternativa e se posicionaram de forma positiva no sentido de firmar a parceria proposta para viabilizar a obra em questão. Contudo, alegaram que antes é preciso solucionar outro impasse que são normativas legais e regulamentos impostos pelo DAER, as quais vem restringindo o trânsito nas rodovias estaduais dos caminhões que fazem o transporte das cargas de madeira, mais especificamente no que diz respeito aos trechos que possuem pontes.

Diante disso, ficou combinado que o município deverá encaminhar ao DAER pedido de licença para o trânsito desses caminhões nas RS 602 e 473, que liga Herval a Arroio Grande. Foi acordado também, que a administração municipal deverá pautar esse assunto na Azonasul, no intuito pleitear junto ao governo do estado a atualização da legislação hoje vigente, criando menos entraves e barreiras para o escoamento da madeira produzida não só nessa região, mas em todo o Rio Grande do Sul.

Também participaram da reunião os secretários Toninho Veleda, Valmir Miliorança e Daniel Xavier, além da engenheira Clara Gomes e do Coordenador de Relações Comunitárias, André Luiz Pereira da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!