Ele se foi, mas deixou um legado importante!




Os grandes sábios normalmente são os seres mais simples, sem marras ou pretensões de tudo saber ou mudar as coisas de lugar da noite para o dia.

Fernando soube ser genial na sua simplicidade, na sua doçura no trato com os diferentes e as diferenças, na sua convicção de que um mundo mais humano é possível. Não o mundo dos sonhos, dos ideais sem projeto ou sem o pé no chão. O mundo novo que se faz um pouco a cada dia, com as mãos, corações, almas e mentes humanas. Todas elas, e não apenas de alguns pretensos iluminados sem noção e com pouco amor para dar.

Fernando partiu para uma das muitas moradas que existem na casa do meu Pai, mas segue aqui, dentro de cada um de nós que tivemos a felicidade de partilhar um pouco da sua vida ou do seu imenso saber. Fernando se foi, mas seu exemplo de que é preciso persistir na boa luta nunca será esquecido ou apagado.

Fernando rumou para novas lutas, porém as marcas de um homem justo e grandioso seguirão inspirando e desafiando a todos nós que sabemos que para ganhar impulso na construção de uma sociedade melhor e mais feliz às vezes é preciso dar alguns passos para trás ou seguir no mesmo rumo por estradas diferentes!

Fernando deixou esse mundo de desenganos, de verdades transitórias e tolas vaidades. Foi habitar esferas onde viver faz mais sentido e a palavra se aproxima mais do gesto. No entanto, permanece intacto e vivo em nossos corações. 


Até logo sor José Fernando Kieling, grato por ensinar tanto através do exemplo e por ter existido!


Comentários

anderson disse…
É uma perda para educação e para sociedade a morte de nosso querido profº DrºJosé Fernando Kielling, era além de mestre... uma amigo, grande defensor da educação do campo e das causas sociais. Seu ensino ficará em cada um de nós, certamente cumpriu a causa, e nos deixou um legado! Cada um de nós é uma parcela dele,e todos juntos não deixaremos nunca apagar sua memória, seu nome e o que fez pela educação. Anderson Souza
Cláudio Hences disse…
Professor Fernando era conversa obrigatória para quem quisesse saber sobre educação, no sentido ontologico claro. Lembro-me de duas passagens marcantes com ele: a primeira de simplicidade, na defesa do mestrado do Osmar, quando fomos comemorar tomando vinho de garrafão em um bar perto do ICH; outra de comprometimento, quando nos encontravamos no ginásio Sabugão para um futebol e ele atrasava o jogo discutindo sobre educação.

Postagens mais visitadas deste blog

Todos contra o Herval que dá certo?

Responsabilidade com a saúde

Um ano de sucesso e vontade de fazer ainda mais!